00:00
21° | Nublado

O que os pais não estão fazendo por seus filhos. Saiba como mudar!

Foto: Internet/ Reprodução **Clique para ampliar

Publicado em 17/01/2023

Ler é um hábito. A frase é conhecida por muitos, mas pode intrigar quem não gosta de sentar e ler um livro, por exemplo. A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, aponta que, em média, o brasileiro lê cinco livros por ano, sendo aproximadamente 2,4 livros lidos apenas em parte e, 2,5, inteiros. Para reverter a baixa leitura no país, uma alternativa é incentivar a leitura ainda na infância.

A pedagoga Maisa Colombo Lima explica que a leitura proporciona o desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional da criança. “Um adulto saudável se constrói com relações positivas na infância. Os pais devem estimular o interesse por livros quando a criança ainda é bebê, utilizando livros de banho ou pano, pois, além de uma forma de atenção e carinho, contribui para desenvolver o hábito da leitura na criança”, afirma.

Ao ler para uma criança, o adulto está colaborando com o desenvolvimento mental e do senso crítico, além de estimular a afetividade e criatividade, o que acaba diminuindo a ansiedade. Entre os aspectos positivos, estão, ainda, o enriquecimento do vocabulário e do conhecimento.

Por que sentimos interesse pela vida alheia?

Na hora de escolher um livro para os pequenos, é importante levar em consideração o desenvolvimento psicológico da criança, que não depende exclusivamente da idade. O nível de conhecimento, de domínio de leitura e o amadurecimento dela devem ser levados em conta na escolha. “Existem cinco categorias que norteiam as fases do desenvolvimento psicológico da criança: o pré-leitor, o leitor iniciante, o leitor em processo, o leitor fluente e o leitor crítico”, detalha a pedagoga.

Que tal aproveitar o Dia do Leitor para inserir a leitura na rotina das crianças? Confira as dicas da professora Maisa Colombo:

- Não adianta falar para os pequenos lerem se os pais vivem no celular. É necessário dar exemplo;

- As crianças gostam de planejamento. Portanto, estabeleça um horário para a leitura;

- Os livros precisam estar sempre à mão. Deixe-os à disposição conforme a faixa etária das crianças;

- Deixe que os bebês e crianças maiores também explorem os livros, folheiem as páginas e vivam um momento de descoberta;

- Nunca imponha a leitura. Este é um momento que deve ser prazeroso e não um castigo;

- Ao ler para uma criança, interprete a história. Dê vida aos personagens.


Fonte: Estácio


Da redação


 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI
 

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br