00:00
21° | Nublado

Novas oportunidades chegaram, não as deixe passar

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Publicado em 26/10/2021

Oportunidade não se deixa passar.

Quando estava montado esta matéria, lembrei de um diálogo com um amigo da minha faixa etária, sessentão. Ele um pouco mais velho. No meio da conversa sobre futebol arrisquei: E aí, já se vacinou? E ele: "Tá louco vou me vacinar pra que?" Resumo da ópera. Pegou Covid, passou 45 dias no hospital, 15 dos quais intubado. Saiu com vida, e está há 15 dias fazendo fisioterapia, ou melhor reaprendendo a caminhar. Semana passada foi internado de novo, mas já está melhor. Então, é como eu falei no inicio do parágrafo: Oportunidade não se deixa passar, garanta sua saúde, o seu bem estar, vacine-se. 

Nesta terça-feira, 26, o Governo do Estado continua a distribuição da nova remessa de doses da vacina contra a Covid-19 para aplicação na população adulta com 18 anos ou mais. Serão enviadas 108.800 doses da Coronavac para aplicação nos adultos que, por algum motivo, ainda não tenham recebido a primeira dose (D1); e 92.934 doses da Pfizer para aplicação da segunda dose (D2) naqueles vacinados há 8 semanas ou mais com o imunizante.


A distribuição das 201.734 doses ocorre até terça-feira. No fim da tarde desta segunda recebeu as doses a central regional da Grande Florianópolis. Na terça, as doses são distribuídas, a partir das 8h, para as centrais de Itajaí, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Jaraguá do Sul, Joinville, Mafra, Blumenau, Lages e Rio do Sul via terrestre. Já as doses das centrais São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Videira e Joaçaba serão transportadas pelo avião do Corpo de Bombeiros Militar.

Para o envio desta nova remessa, a Gerência de Doenças Infecciosas Agudas e Imunização, da Dive, fez um levantamento junto às secretarias municipais de Saúde que demonstrou que 128 municípios ainda precisam de doses para iniciar o esquema vacinal com a aplicação da D1 em adultos com 18 anos ou mais.

Com relação às doses da vacina Pfizer como D2, o envio também será feito considerando a solicitação dos municípios, tendo em vista que a validade dessas vacinas é de 31 dias em temperatura de +2°C a +8°C e as secretarias municipais de Saúde precisam usar o imunizante nesse período para que não ocorra perda de vacinas.

O diretor da Dive, João Augusto Brancher Fuck, esclarece que os municípios precisam organizar estratégias para o uso dessas vacinas. “É importante que as equipes municipais utilizem primeiro as doses com prazo de validade mais próximo, que façam esse remanejamento dentro dos seus estoques. É importante que foquem também na busca de pessoas que não retornaram para completar o esquema vacinal”, conclui o diretor.

Levantamento realizado pela Dive nesta segunda aponta que 425.079 pessoas (190.897 AstraZeneca, 136.012 Coronavac e 98.170 Pfizer) que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 não retornaram, no tempo adequado, para tomar a segunda dose, ou seja, estão com a conclusão do esquema vacinal atrasado.

Da redação


Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!