00:00
21° | Nublado

IMA divulga último relatório de balneabilidade da temporada de verão 2023/24

De acordo com as amostras coletadas, 73,53% está própria para banho dos 238 pontos monitorados no litoral de SC (Foto: Marco Fávero / Secom)

Publicado em 29/03/2024

Com o fim do verão, o Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou, na quarta-feira (27), o último relatório semanal de balneabilidade da temporada. A partir do mês de abril até outubro, a pesquisa passa a ser divulgada pelo Instituto mensalmente.

O último relatório semanal da temporada traz as informações consolidadas dos resultados das coletas realizadas nos dias 25 e 26 de março de 2024. De acordo com as amostras coletadas, nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 175 estão próprios para banho, o que representa 73,53%. Em Florianópolis, dos 87 pontos, 64 estão adequados para banho, o que equivale a 73,56%.

Todas as informações, comparativos e considerações técnicas desta semana constam no relatório que pode ser conferido aqui.

O Programa de Monitoramento da Balneabilidade do IMA contempla 28 municípios litorâneos e mais de 100 praias e/ou balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina, compondo as cidades de: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Paulo Lopes, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

Metodologia e legislação: Conforme a Resolução Conama nº 274, de 29 de novembro de 2000

Ponto é considerado PRÓPRIO

- Quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.

Ponto é considerado IMPRÓPRIO

- Quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros;

- Quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Divulgação

O Programa de Monitoramento de Balneabilidade do IMA segue um cronograma prévio de coletas provendo transparência e publicidade ao processo. Desta forma, todo cidadão pode acompanhar quando haverá a coleta em determinado ponto. À medida que as análises vão sendo concluídas pelo laboratório do IMA, o resultado do ponto é atualizado automaticamente e pode ser conferido no mapa do sitePara acompanhar os resultados das coletas, basta clicar nas bandeirinhas do ponto de interesse e conferir no mapa do site o status da propriedade da praia e a data da última coleta realizada no local.

 

 

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Fonte: IMA

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045