00:00
21° | Nublado

Expedição global liderada pela Família Schurmann chega à Nova Zelândia

Paraísos invadidos por plásticos, como Amanu, na Polinésia Francesa (Fotos: Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 04/11/2023

Nessa quarta, 1º, a expedição Voice of the Oceans chegou em Auckland, na Nova Zelândia, após testemunhar a presença de plástico e micro plástico em cerca de 100 destinos de mais de 10 países das Américas Sul, Central e Norte e da Oceania.

Em mais de dois aos de navegação, a expedição liderada pela Família Scurmann, que tem o apoio mundial do Programa da ONU para o Meio Ambiente – PNUMA, desembarca na Nova Zelândia trazendo em seu livro de bordo toneladas e toneladas de resíduos retirados do meio ambiente em mais de 35 limpezas de praias, mangue e barreiras flutuantes e mergulhos de coleta de lixo no Brasil e em Bahamas, Bermudas, Caribe, Estados Unidos, México e Polinésia Francesa.

Quem vive – literalmente – no mar, comprova diariamente estatísticas alarmantes: até 2040, os mares devem receber entre 23 e 37 milhões de toneladas de resíduos plásticos por ano, aponta o relatório Da Poluição à Solução: Uma Análise Global sobre Lixo Marinho e Poluição Plástica, do próprio PNUMA.

Paralelamente, Voice of the Oceans navega por águas de esperança. Em todos os locais por onde passou, encontrou também centenas de pessoas e iniciativas comprometidas em reverter a preocupante e grave invasão de resíduos, que sufocam os Oceanos, responsáveis por mais de 50% do oxigênio do planeta. “O trabalho em cooperativas de reciclagem tem libertado mulheres de situações de violência doméstica. A busca de um mundo melhor motivou um jovem estudante de 17 anos a criar um filtro de microplástico para redes de saneamento, reconhecido internacionalmente com um prêmio inédito para o Brasil. Resíduos viram matéria-prima para blocos de cimento, utilizados em conjuntos habitacionais. A defesa do Planeta Água é ativa e seus impactos vão além do meio ambiente: transformam a sociedade”, conta Heloisa Schurmann, uma das líderes da Voice of the Oceans.

SC tem 5 cidades no ranking de melhores destinos sustentáveis do mundo

“O desafio é grande, mas este jogo ainda não está perdido! As centenas de histórias inspiradoras encontradas até aqui reforçam que podemos reverter esse cenário, contando com a mobilização e o empenho de todos os setores da sociedade”, complementa David Schurmann, CEO da Voice of the Oceans, lembrando de outro estudo mais recente do PNUMA, o Fechando a torneira: como o mundo pode acabar com a poluição plástica e criar uma economia circular. “Segundo este relatório, essa poluição plástica, que vem sufocando nossos oceanos, pode ser reduzida em 80% até o mesmo ano de 2040, se países e empresas fizerem mudanças profundas nas políticas e no mercado usando as tecnologias existentes”, destaca Schurmann.

Até a chegada na Nova Zelândia, Voice of the Oceans vem impactando milhões de pessoas por meio de seus pilares e plataformas, entre elas, um quadro semanal no programa Fantástico, que, só em 2022, alcançou 149 milhões de pessoas, ou cerca de 45 milhões de participantes das apresentações de Educação Ambiental da iniciativa no Brasil e nos Estados Unidos. Em Auckland, após uma desafiadora travessia de Fiji a Nova Zelândia, navegando 640 milhas administrando entrada contínua de água a bordo em 178 horas monitoradas pelas equipes de terra da iniciativa e do Rescue Coordination Centre New Zealand (RCCNZ), a tripulação Voice of the Oceans apresentará, em primeira mão, o compilado geral dessa jornada completa.

Prontos para a segunda etapa

Mais que um porto seguro, a Nova Zelândia marca a conclusão da primeira etapa da Voice of the Oceans, iniciada em 29 de agosto de 2021, quando a Família Schurmann e sua tripulação zarpou do Brasil. Além disso, o país também será o ponto de partida da segunda fase, programada para começar no primeiro semestre de 2024 com a navegação pelos oceanos Pacífico (finalizando a jornada pela Oceania), Índico (Ásia e África) e Atlântico (África e América do Sul), retornando ao Brasil e, assim, completando uma volta ao mundo. “A próxima etapa continuará sendo guiada pela invasão de resíduos, observando seus efeitos na perda da biodiversidade e danos à saúde humana. Mas navegaremos atentos também às consequências da crise climática, como o movimento de refugiados climáticos”, adianta o CEO da iniciativa.

Diante da relevância da Nova Zelândia para a Voice of the Oceans, a chegada da expedição deve ser marcada por uma programação especial de 1º a 5 de novembro de 2023. Durante os quatro dias de estadia, a tripulação participará de uma série de atividades especiais, como ações com estudantes, ampliando o impacto da Educação Ambiental nas novas – e mais conscientes e engajadas – gerações. Navegando pela grande onda da transformação, a iniciativa também é destaque do evento Brazil and New Zeland: Sustainability & Innovation, que acontecerá no dia 03 de novembro de 2023, das 16h às 18h (horário local), em VYC — 108 Customs Street West, Auckland. Gratuito, com acesso garantido via inscrições prévias no link, a programação contemplará debates sobre sustentabilidade, inovação e educação, reforçando a união entre Brasil e Nova Zelândia na defesa dos oceanos e do meio ambiente. O evento que marca a conclusão da primeira etapa da expedição é uma realização da Voice of the Oceans em parceria com LANZBD - Latin America New Zeland Business Council.


Família Schurmann - líder da Voice of the Oceans

Líder da Voice of the Oceans, a Família Schurmann foi a primeira família brasileira a dar uma volta ao mundo a bordo de um veleiro. Com 40 anos de histórias e aventuras pelas águas do planeta, entre elas três circum-navegações completas, vem sendo reconhecida internacionalmente como um cruzamento moderno entre Robinson Crusoe e Jacques Cousteau. Testemunha, desde o final dos anos 1990, da crescente invasão de resíduos – principalmente plásticos de uso único – nos oceanos, decidiu liderar uma missão coletiva para conscientizar e mobilizar pessoas, empresas e governos em todo o mundo para reverter esse cenário.

Voice of the Oceans será a quarta volta ao mundo da Família Schurmann, que retorna à Nova Zelândia com esse propósito que, nos últimos anos, vem impactando milhões de pessoas alcançadas pelas mensagens, apresentações, encontros e conteúdos produzidos pela tripulação. “Temos uma relação muito íntima com o país, que faz parte das rotas de todas as nossas grandes expedições. Aqui, nasceu minha irmã caçula Kat e eu desembarquei durante a primeira volta ao mundo da família para me formar em Cinema e iniciar minha carreira de diretor, por exemplo”, recorda David Schurmann. “Em 4 décadas de vivências locais e muitas idas e vindas, também sabemos e propagamos pelo mundo boas e inspiradoras práticas sustentáveis do país, entre elas, uma gestão exemplar de resíduos”, completa, ressaltando que o destaque da Nova Zelândia na missão da Voice of the Oceans vai além dos laços sentimentais, navegando por hábitos responsáveis e importantes para a conservação do meio ambiente.

Alguns impactos e destaques da Voice of the Oceans em sua jornada rumo à Nova Zelândia:

Comunicação/Expedição

O veleiro sustentável Kat e a expedição Voz dos Oceanos são a principal fonte de conteúdo para conscientização, mobilização e engajamento da sociedade, conferindo destaque, em seus canais diretos e indiretos, a centenas lideranças, ONGs, instituições e entidades nacionais e internacionais que atuam em diversas frentes de trabalho capazes de minimizar o impacto da invasão de plástico nos oceanos. Entre os resultados alcançados, estão mais de 20 episódios para o programa líder de audiência no Brasil, o Fantástico, que, só em 2022, alcançou 149 milhões de pessoas. São milhões de pessoas impactadas também pelos programetes nos intervalos comerciais da TV Globo, segunda maior emissora de TV do mundo; por uma série em canal por assinatura; pelos perfis oficiais e de parceiros, e por mais de 60 influenciadores brasileiros e internacionais com seus seguidores nas redes sociais.

Educação

Estimativa de 45 milhões de pessoas impactadas de escolas e núcleos de Educação de diferentes portes no Brasil e nos Estados Unidos.

Ciência

Parcerias estratégicas com a Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano, sediada no Instituto Oceanográfico e no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo – USP (luma das 100 melhores instituições listadas pelo QS World University Ranking 2024, da consultoria britânica especializada em ensino superior, Quacquarelli Symonds) e com a Universidade do Vale do Itajaí – Univali para realização de 4 pesquisas científicas.

Inovação

Apoio institucional a Equipe Cafeína, formada por jovens universitários, os primeiros brasileiros a ganhar a maior maratona de inovação do mundo, o Hackathon Nasa Space Apps Challenge, com a solução Ocean Ride; e experiência imersiva, criada pela Accenture, possibilitando um mergulho de impacto e conscientização em ações especiais.

Arte

Exposições de arte em Miami e Nova York; e lançamento de duas temporadas de arte NFT.

E mais!

- Do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, à Times Square, em Nova York, 10 intervenções em monumentos icônicos do Brasil e do mundo.

- Diálogos para sensibilização do poder público, inspirando ações como assinatura de compromissos com ações voltadas à preservação e conservação ambiental entre os municípios, e atuação em campanha para votação de Projeto de Lei federal.

- Participação em eventos oficiais do Programa da ONU para o Meio Ambiente e da própria ONU, como a Conferência dos Oceanos, em Lisboa.

Da redação

 

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045