00:00
21° | Nublado

Estado apresenta programa para a retomada de micro e pequenas empresas após as enchentes de 2023

O empresário Valderi Jovenil de Aguiar foi um dos beneficiário do Pronampe Emergencial SC (Crédito da foto: Tiago Ghizoni / SECOM)

Publicado em 22/04/2024

Seis meses se passaram após as fortes chuvas, enxurradas e enchentes que castigaram o estado no fim do ano passado. Outubro e novembro de 2023 foram meses de muita apreensão e prejuízos para os catarinenses. Para auxiliar os atingidos, o Governo do Estado realizou ações e medidas em diferentes setores. Uma delas foi a criação do Pronampe Emergencial SC, gerido pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), com foco nos micro e pequenos empresários.

“O Pronampe Emergencial cumpriu a sua função de estimular a rápida reconstrução e recuperação dos empreendimentos afetados pelos desastres naturais. Nosso foco foi minimizar os efeitos econômicos e sociais e preservar os níveis de emprego e renda nas regiões afetadas”, disse o governador Jorginho Mello.

Seu Valderi Jovenil de Aguiar foi um dos empresários que buscou apoio do Governo do Estado. Graças aos recursos do Pronampe Emergencial ele conseguiu reconstruir parte da pousada que administra em Praia Grande, no Extremo Sul do Estado. A chuva destruiu o muro que fica na frente do empreendimento e móveis foram perdidos. O terreno também precisou de uma atenção redobrada depois de ser inundado e ter ficado com muita lama.  

“Essa linha de crédito foi muito importante e fez uma grande diferença para o nosso trabalho e quando a minha família ficou sabendo do Promanpe Emergencial, nós buscamos esse benefício e foi super ágil”, destacou o empresário.

O programa começou em dezembro de 2023 e na época o presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing, ressaltou que as equipes estavam preparadas para atender os catarinenses de todas as regiões. “Queremos que esse recurso chegue rapidamente e sem burocracia para quem mais precisa e nossas equipes estão preparadas para atender a demanda urgente de apoio aos empresários”, afirmou o presidente do BRDE. 

Meta alcançada

O Pronampe Emergencial alcançou a meta de contratações. Foram financiados R$ 140 milhões para 1.083 empreendedores em 87 municípios afetados pelas enchentes. O Governo de Santa Catarina subsidiou 50% e 100% da taxa de juros nos municípios com decreto de emergência ou estado de calamidade pública, respectivamente. Além dos prazos de pagamento e carência, que também foram estendidos pelo Banco. 

Mais de 500 empresas atendidas

Ao todo, foram 15 municípios atendidos com 100% do subsídio dos juros, com um montante de financiamento na ordem de R$ 71,3 milhões. Foram 556 micro e pequenas empresas atendidas nas cidades que decretaram calamidade pública pelo Pronampe Emergencial SC.     

O BRDE e o Governo do Estado iniciaram as tratativas para uma nova fase do programa em 2024. A ideia é tornar o Pronampe SC uma ação permanente de ajuda aos micros e pequenos empresários em Santa Catarina. A proposta inclui condições diferenciadas para os municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), além de beneficiar setores como inovação e produtores rurais.

Da redação

Fonte: SECOM

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045