00:00
21° | Nublado

Entre a história e o mergulho: conheça dois destinos imperdíveis e sustentáveis em SC

Também conhecida como capital do mergulho, Bombinhas está localizada a 78 quilômetros de distância de Florianópolis (Fotos: Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 27/12/2023

Já pensou aproveitar o verão para visitar uma cidade com belezas naturais e, ainda, sustentáveis? Santa Catarina, em 2023, se destacou no ranking das cidades brasileiras com certificado internacional de turismo responsável no “Top 100 Good Practice Stories”. Assim, o estado demonstra que possui municípios perfeitos para quem busca esse tipo de viagem. 

Se você pensa em dar uma chance para a sustentabilidade nas suas próximas férias, confira dois municípios catarinenses capazes de oferecer um mergulho na cultura local e, ao mesmo tempo, fica em contato com a natureza e suas maravilhas:

Orleans

Há 112 quilômetros de distância da capital catarinense, Orleans é originária de uma colônia de italianos e alemães. Fundada há 110 anos, a cidade também é conhecida como “Capital da Cultura” e seu recente reconhecimento internacionalmente pelo Global Sustainable Tourism Council (GSTC) como Destino Turístico Sustentável na categoria bronze. Se a premiação não é capaz de te convencer a dar uma chance a esse município, talvez uma visita a uma das vinícolas, cachaçarias ou cervejarias artesanais traga mais certeza.


Além das degustações de produtos locais, a cidade é marcada pelo Movimento Orleans Viva, com objetivo de incentivar e apoiar o turismo e a agricultura familiar para promover o desenvolvimento socioambiental e socioeconômico. Para se aprofundar ainda mais na cultura e história local, vale a pena também conhecer o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel – primeiro museu da América Latina a apresentar seu acervo num ambiente natural e ecológico.

Bombinhas

Também conhecida como capital do mergulho, a cidade litorânea está localizada a 78 quilômetros de distância de Florianópolis. No município, é possível  encontrar águas cristalinas, trilhas e muita hospitalidade. Bombinhas foi reconhecida como um dos oito destinos turísticos sustentáveis, segundo a Green Destinations, e isso se deve a um curso de formação sobre a cidade, nomeado “Descobrindo Bombinhas”, o qual é destinado a empresas e comunidade local para debater sobre sustentabilidade, cultura e história.



Para os amantes da natureza, a cidade é o destino certeiro. Bombinhas é a única península no Sul do Brasil e o que não falta é praia, trilha e atividade física, como ciclismo e surfe. Além disso tudo, a comunidade está sempre organizando mutirões de limpeza de praias – um ótimo jeito de se preocupar com a sustentabilidade e ainda, fazer contato com a população nativa.

Da redação

 

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045