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Energia elétrica: catarinenses podem pagar faturas via boleto

Com a mudança, ao realizar o pagamento da fatura no caixa eletrônico, internet banking, aplicativos e casas lotéricas, o cliente deve escolher a opção boleto bancário e/ou de cobrança, e não mais pagamento de luz, água, telefone (Foto: Reprodução/Internet) **Clique para ampliar

Publicado em 04/10/2022

Moradores de todos os municípios atendidos pela Celesc em Santa Catarina passaram a receber suas faturas de energia elétrica em formato de boleto bancário. A novidade, lançada no no último sábado, 1º, permite que o pagamento da conta seja efetuado em qualquer instituição bancária, casa lotérica, internet banking, aplicativos de bancos, caixa eletrônico, banco digital e correspondente bancário, mesmo até seis meses após o seu vencimento. Após esse prazo, o consumidor deve procurar a Celesc para emissão de uma nova fatura. 

"O consumidor precisa estar atento para efetuar o pagamento das faturas no dia seguinte ao lançamento dos boletos, emitidos pelo banco Bradesco, para que haja tempo hábil de realização do registro bancário" explica o gerente financeiro da Celesc, Fernando Yamakawa. Outro benefício é que a conta não pode ser paga em duplicidade. 

Com a mudança, ao realizar o pagamento da fatura no caixa eletrônico, internet banking, aplicativos e casas lotéricas, o cliente deve escolher a opção boleto bancário e/ou de cobrança, e não mais pagamento de luz, água, telefone. Caso seja selecionada a opção para ler o código de barras, o pagamento será processado normalmente. 

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Em junho, clientes da distribuidora que integram o Grupo A (alta tensão, como empresas e indústrias) já haviam sido beneficiados pela novidade. Em julho, a nova opção de pagamento foi disponibilizada a clientes cadastrados para receber a fatura por e-mail - medida que atingiu cerca de 10% dos consumidores da Celesc - e também aos moradores de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre.  

Em setembro, a medida passou a atender também a cerca de 290 mil unidades consumidoras das regiões de Tubarão e Rio do Sul. Agora, a medida é expandida a clientes de todo o Estado, com exceção dos que optaram pelo pagamento via débito automático em conta corrente (para esses casos, nada muda) e também para cadastros antigos, que não contenham dados obrigatórios para emissão do boleto, como CPF ou CNPJ. 

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Nos casos dos cadastros desatualizados, os clientes receberão as faturas de energia no formato antigo, restrito ao pagamento em 12 instituições financeiras. "Por isso, é importante que o cliente mantenha seus dados atualizados junto à Celesc", reforça Yamakawa.

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Para os consumidores de Rio Negro, no Paraná, além da opção boleto bancário, a fatura de energia também terá uma nova aparência, passando a ser azul (e não mais amarela) e com um QR Code que dá acesso à nota fiscal eletrônica.  

Já para quem está em Santa Catarina, a mudança no visual da conta só ocorrerá em junho de 2023. Então, por enquanto, esses clientes recebem a fatura tradicional, que é amarela.  

Atualização cadastral 

Para efetuar o pagamento de suas contas de energia no formato de boleto, o consumidor que não tenha CPF ou CNPJ registrado junto à Celesc deverá procurar uma das 259 lojas de atendimento presencial para fazer a atualização do seu cadastro. Este atendimento não exige agendamento prévio. 

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No caso de pessoa física, basta comparecer portando RG e CPF do titular. Para pessoa jurídica, é preciso levar a última alteração do contrato social, caso consolidado (se não for consolidado, deverá apresentar o contrato social e as alterações existentes), a inscrição do CNPJ atualizada e extraída do site da Receita Federal, CPF e documento de identificação oficial com foto do responsável legal. Se a solicitação for realizada por terceiros, também serão exigidas as procurações.

Da redação

 

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