00:00
21° | Nublado

Dia Nacional da Doação de Órgãos: SC registra recuperação expressiva

Foto: Paulo Gothe/Arquivo/SES

Publicado em 27/09/2021

Santa Catarina vem registrando recuperação expressiva no número de doações de órgãos e tecidos, após um período de queda ocasionada pela pandemia. Os números atualizados nesta segunda-feira, 27, data em que se comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos, mostram que a SC Transplantes voltou a apresentar desempenho semelhante ao período pré-pandemia.

Nós últimos dois meses, foram registradas até aqui 55 doações, sendo 26 em agosto e 30 em setembro. Se comparado com o mesmo período do ano passado, a SC Transplantes registrou 23 doações de órgãos em agosto e 19 no mês de setembro. No total, já foram registradas 193 doações em 2021.

“Retomamos nos últimos meses algumas atividades presenciais fundamentais, como os cursos para notificação de noticias críticas, mortes encefálicas e contatos com hospitais doadores. Esses números de agosto e setembro são muito positivos, ao avaliarmos o quadro registrado nos momentos mais críticos da pandemia”, destacou Joel de Andrade, coordenador da SC Transplantes, órgão vinculado à Superintendência de Serviços Especializados e Regulação (SUR) da Secretaria de Estado da Saúde.

As doações de agosto e setembro resultaram em 48 rins disponibilizados para transplantes somente este mês, entre outros enxertos,como fígado e pâncreas. “É uma tendência que pode nos trazer de volta aos melhores resultados nacionais em doadores por milhão de habitantes. Nos últimos 16 anos, lideramos o ranking nacional de doadores em doze deles, e nos outros quatro ficamos como vice-líderes”, afirmou Joel. “Temos que agradecer muito aos coordenadores de transplante de Santa Catarina e generosidade das famílias doadoras, os protagonistas destes atos generosos que salvam muitas vidas”.

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp