00:00
21° | Nublado

Dia do Gari: Experiência é a marca dos trabalhadores em limpeza urbana

Maioria dos trabalhadores em limpeza urbana em Florianópolis é de homens maduros, com ensino médio completo e tempo de casa (Foto: Divulgação)

Publicado em 16/05/2017

A Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) conta com 1.232 trabalhadores em limpeza urbana. Esse efetivo atua em dois cargos diferentes, os garis na coleta de resíduos sólidos e os auxiliares operacionais em atividades como varrição, raspagem e roçagem de vias públicas.

Hoje, há 424 garis na Comcap. Na coleta, apenas 14 são mulheres. Apesar de ser uma profissão insalubre e desgastante, 80% dos garis são maduros, têm entre 30 e 50 anos. Há 53 garis com mais de 50 anos em atividade e sete com mais de 60 anos. Um deles é Alcides de Andrade, o Russo, gari da coleta noturna, que desempenha as tarefas com muita disposição e bom humor aos 61 anos. Não há nenhum gari da Comcap sem instrução formal, todos sabem ler e escrever.

Média de idade mais alta

Os 808 auxiliares operacionais da Comcap se dividem entre os diversos serviços de limpeza viária, que incluem varrição, roçagem, capinação, limpeza de valas, remoção de resíduos volumosos. No passado, eram preferencialmente mulheres, as 'margaridas', que faziam apenas a varrição das ruas, mas hoje, com a admissão por concurso público e a ampliação das atividades, as mulheres correspondem a apenas um terço do contingente.

A média de idade dos auxiliares operacionais fica acima daquela dos coletores de resíduos: 75% dos empregados têm acima de 40 anos. Graças aos programas de educação de adultos desenvolvidos pela empresa no passado, apenas cinco auxiliares operacionais ainda não sabem ler ou escrever. Na outra ponta, há 17 auxiliares operacionais com ensino superior completo e dois com pós-graduação. A Comcap, por acordo coletivo com o Sintrasem, estimula a instrução com remuneração progressiva a cada grau de ensino concluído.

Trabalho humanizado

A companhia não contratou empregados efetivos no último ano. Como o último concurso para operacionais foi em 2012, reduziu pela metade no último período o número de empregados com menos de cinco anos de casa. As maiores faixas têm entre cinco e 20 anos de Comcap.

Programa Reinventar

 “O desafio é humanizar a Comcap, melhorar o treinamento e investir em novas tecnologias, para alcançar melhores resultados, atendendo melhor o contribuinte e a cidade e tornando sustentável a saúde dos trabalhadores”, aponta o presidente da Comcap, Carlão Martins.

No próximo dia 25, a Comcap lança o Programa Reinventar, para treinamento e desenvolvimento da companhia. “Todos os empregados operacionais vão passar por capacitações em segurança. Não descansaremos até zerar o número de acidentes de trabalho na Comcap. Enquanto houver um acidente, nenhum gerente pode ficar tranquilo”, desafia o presidente. 

 

 

Da Redação