00:00
21° | Nublado

Dep. Marquito visita aldeia em José Boitaux, faz relato e lança Fórum, nesta terça, 21/11

O Dep. Marquito (PSOL) visitou a Terra Indígena Laklãnõ Xokleng em José Boiteux na semana passada (fotos: Rony Costa)

Publicado em 19/11/2023

O Dep. Marquito (PSOL) esteve na Terra Indígena Laklãnõ Xokleng de José Boiteux na semana passada, antes dessa nova onda de chuvas. Segundo ele, o cenário já era desolador. "Voltei consternado. No caminho para a capital, vim fazendo telefonemas e paradas para tentar obter ajudas".

Marquito relata que encontrou uma população claramente adoecida. Constatou que faltam médicos, faltam abrigos adequados - quase 100 famílias estão vivendo debaixo de lona, lidando com calor, chuva e ventania. Faltam banheiros. Animais domésticos adoentados, e em grande número também são um problema.

E ele continua: "Muitas pessoas estão sem água encanada. Há falta de água apropriada para beber. Cada família tem recebido 20 litros de água por semana. Quando acaba, todos usam uma água que parece bastante ruim. Há 480 crianças sem escola para ir, pois a estrutura da escola foi comprometida. Crianças e jovens foram orientados a fazer teleaula, mas a situação é precária para tal. Muitas famílias perderam suas roças, e estão impossibilitadas de produzirem alimentos. Essa é uma informação muito importante, pois o governador andou implicitando que os indígenas de José Boiteux estariam recebendo cestas básicas em excesso".

Ainda há comunidades isoladas, e pelo menos uma está condenada.

"É perceptível o impacto emocional dos sucessivos traumas que essas pessoas enfrentaram nos últimos meses - para não dizer ao longo de toda uma vida. Deslocadas de seus lares e suas vidas pelas chuvas e pelo fechamento da Barragem Norte, essa população vive uma real crise humanitária" completa o deputado.
 
Ainda segundo ele, "Sabemos que há esforços sendo empreendidos por órgãos federais, estaduais e municipais. Já publicamos ações do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) - se ainda não leu, volte dois posts. Constatamos que existe uma lacuna de comunicação com os órgãos do Governo catarinense. A limitação econômica dos municípios é grande.

Fórum Parlamentar de Justiça do Bem Viver Teko Porã

Segundo o deputado, a idéia é a união para fortalecer o movimento e fazer mais. O parlamentar está criando o evento de lançamento do Fórum Parlamentar de Justiça do Bem Viver Teko Porã, nesta terça (21), que contará com a presença da ministra Sonia Guajajara, da Caravana do MPI e de lideranças da Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul. O evento está marcado para as 13h, no Plenarinho da Alesc. O deputado convida interessados a participar. "Venha somar" completa.

Da redação