00:00
21° | Nublado

Cresce o número de empreendedoras em SC

Mais de 400 mil mulheres catarinenses estão à frente do seu próprio negócio (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 18/04/2023

Um estudo feito pelo Sebrae Nacional a partir de dados do IBGE demonstra que Santa Catarina registrou 404.659 empreendedoras no terceiro trimestre de 2022, o que corresponde a 35% do total de mulheres donas do seu próprio negócio no Estado. O número representa um crescimento em relação aos dados da pesquisa no mesmo período de 2020, quando Santa Catarina somava 350 mil empreendimentos fundados e liderados por mulheres, 34% dos CNPJs ativos no estado na época. 

O percentual de empreendedoras catarinenses está acima da média nacional. Ainda de acordo com o estudo, atualmente existem 10,3 milhões de mulheres donas de negócios no Brasil, o que representa 34,4% do total. O recorde no país é de 34,8%, registrado no 4º trimestre de 2019. 

Juntos, homens e mulheres superaram o total de 30 milhões de donos de negócios – o maior número da série histórica nacional. As mulheres conseguiram superar os números registrados no período da pandemia, quando a proporção de donas de negócios no país caiu para 33,4%, no 2º trimestre de 2020.  

Chuvas causam bloqueio total da BR-376, nesta terça-feira, 18

A pesquisa também indica que as empreendedoras se destacam mais que os homens nos setores de serviços, comércio e indústria, sendo Serviços (53% de mulheres e 36% de homens); Comércio (27% de mulheres e 20% de homens); Indústria (13% de mulheres contra 6% dos homens).

As principais atividades de atuação

Entre as 10 atividades que elas mais atuam estão: Cabeleireiros e tratamento de beleza; Comércio de vestuário; Serviços de catering, bufê e serviços de comida preparada; Comércio de produtos farmacêuticos, cosméticos e perfumaria ; Confecção sob medida; Profissionais de saúde (exceto médicos e odontólogos); Confecção (vestuário); Outras atividades de serviços pessoais; Outras atividades de ensino; Fabricação de artefatos têxteis. 

SC está acima da média em maior escolaridade 

O estado apresenta um número significativamente maior de escolarização quando se trata de mulheres donas de negócios. 32% das empreendedoras do estado possuem nível superior. Quatro pontos acima da média nacional que é de 28%. 

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br