00:00
21° | Nublado

Cosud: encontro termina com Carta de Porto Alegre e pacto pela Segurança Pública

Ausência sentida: Com a presença de governadores dos principais estados no grupo SP, MG, RS e RJ, Santa Catarina enviou secretários de estado, enquanto o governador Jorginho inaugurava uma exposição em Videira. (Foto: Eduardo Valente / SECOM)

Publicado em 02/03/2024

A cerimônia de encerramento do 10° Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), em Porto Alegre, neste sábado, 2, contou com a leitura da Carta de Porto Alegre, com diretrizes definidas nos três dias do encontro para melhorias em diversas áreas de interesse dos sete estados. Também foi firmado o Pacto Regional Pela Segurança Pública e Enfrentamento ao Crime Organizado, com sugestões de mudanças sobre o assunto. Os governadores ainda assinaram a criação do estatuto do Cosud.

O Pacto Regional Pela Segurança Pública e Enfrentamento ao Crime Organizado traz quatro tópicos principais: a criação do gabinete integrado de inteligência de segurança pública, ações de capacitação conjuntas e ofertas de vagas existentes, aquisições compartilhadas de equipamentos tecnológicos e alterações legislativas. Este último tópico visa trazer inovações legislativas na temática de enfrentamento qualificado à criminalidade organizada, buscando reduzir a repetição de crimes graves e de natureza violenta.

Durante os três dias do evento, Santa Catarina foi representado por uma comitiva com secretários de Estadosecretários adjuntos, presidentes de autarquias e assessores técnicos que discutiram temas de interesse dos sete estados que compõe o grupo. O secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, representou o governador Jorginho Mello e avaliou como positivo o tempo de trabalho em Porto Alegre.
“A gente teve oportunidade de discutir temas muito importantes para todos os estados e para Santa Catarina especificamente. Os grupos de trabalho trouxeram propostas mais concretas. Então a gente sai daqui mais motivado e animado e a orientação do governador Jorginho Mello, de que os grupos tivessem efetividade, buscassem concretude nas ações, foi efetivada e a gente volta pra Santa Catarina com muito material para trabalhar”, comemorou o secretário.

Foto: Eduardo Valente / SECOM

A Carta de Porto Alegre, desfecho dos dias de debate, trouxe menções ao trabalho em conjunto que vai ser adotado ou aperfeiçoado com relação ao combate à dengue, ajustes no Novo Ensino Médio, o Fundo Mata Atlântica, a sustentabilidade fiscal, a reforma tributária e a segurança pública. A próxima reunião do Cosud está marcada para o período de 8 a 10 de agosto, no estado do Espírito Santo.

Da redação

Para mais notícias, clique AQUI

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!