00:00
21° | Nublado

Concessão do Terminal Rita Maria: Audiência pública que antecede concessão será nesta quinta, 30

Foto: Júlio Cavalheiro/Secom

Publicado em 29/09/2021

No ano em que completou 40 anos de funcionamento, o Terminal Rodoviário Rita Maria está prestes a ser modernizado, com a proximidade da concessão do espaço à iniciativa privada. E está marcada para esta quinta-feira, 30, às 14 horas, a audiência pública que é um importante passo para essa transformação. A estrutura está dentro do projeto do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI).

O evento acontecerá de forma híbrida, com vagas presenciais limitadas no Teatro Pedro Ivo (rodovia SC-401, Km 5, n° 4.600 – Saco Grande, Florianópolis)  e transmissão ao vivo pelo Youtube do Governo do Estado de Santa Catarina (https://www.youtube.com/c/governosc). A participação no evento na Capital, com número máximo de 100 pessoas, será de acordo com a ordem de chegada.

Qualquer cidadã ou cidadão pode participar. Tanto quem for ao local quanto quem acompanhar a veiculação on-line poderá enviar dúvidas e sugestões sobre a concessão, por meio de um número de Whatsapp que será informado na data.

Consulta pública

Paralelamente a isso, está aberta a consulta pública a documentos que fazem parte da concessão, como editais e minutas de contratos. Qualquer pessoa pode acessar neste link  e quem tiver dúvidas e/ou sugestões sobre o processo poderá encaminhar para o e-mail ppi@scpar.sc.gov.br. Todas terão feedback em um documento a ser divulgado após o encerramento da consulta, que termina no dia 30 de outubro.

 Acessos cobertos, sistema integrado, energia solar

Local de chegadas, partidas e conexões, o objetivo da modernização é tornar o Rita Maria novamente um local de convivência. A ideia é que todo o potencial arquitetônico e funcional do espaço seja explorado. “O terminal é um verdadeiro coração de toda a malha rodoviária catarinense”, destacou o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira.

Haverá um melhor aproveitamento da área comercial e de uma readequação dos espaços, com transferência do setor de vendas de passagens para o segundo andar e instalação de escadas rolantes, para permitir o acesso a pessoas com dificuldades de locomoção. “Queremos devolver ao Terminal Rita Maria o protagonismo no centro da capital catarinense”, explicou o secretário executivo do Órgão Gestor de Parcerias Público-Privadas da SCPar, Ramiro Zinder.

Entre as mudanças, também estão previstas melhorias que beneficiam o meio ambiente, como reaproveitamento das águas das chuvas para as descargas dos sanitários e abastecimento de energia por sistema fotovoltaico (energia solar).

A futura concessionária, que terá permissão para explorar o espaço por 30 anos, ainda deverá se comprometer, por exemplo, com a instalação de um sistema eletrônico de informações aos usuários, com implementação de telas de TV com serviço de linhas, atrasos etc., atualizado em tempo real.

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp