00:00
21° | Nublado

Cinema do CIC recebe Mostra de Cinema Feminista

'Lua em Sagitário' enfoca preconceitos e luta de classes (Foto: Reprodução)

Publicado em 19/07/2017

Nesta semana, o Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) será palco da Mostra de Cinema Feminista, com programação de 15 filmes dirigidos por mulheres, entre curtas e longas, que fizeram parte da 3ª edição da Mostra de Cinema Feminista, realizada em Belo Horizonte no mês de março. As sessões ocorrerão sempre às 20h, com entrada gratuita. A realização é uma parceria da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com o curso de Cinema da Unisul e a coletiva Malva, idealizadora da Mostra.

PROGRAMAÇÃO:

20 de julho de 2017 (quinta-feira), às 20h:

Tema: A mulher e a Cidade

 

Filhas da Síria

Direção: Stheffany Fernanda

Duração: 3min30seg

Ano: 2016

País: Brasil

Sinopse: O curta-metragem narra a história de três mulheres sírias depois da guerra e sua adaptação em um país novo com uma cultura diferente.

 

Ocupação Hotel Cambridge

Direção: Andrea Mendonça

Duração: 24min

Ano: 2015

País: Brasil

Sinopse: O curta-metragem retrata o funcionamento do movimento de moradia sem teto do Centro da cidade de São Paulo, Frente de Luta Por Moradia (FLM) por meio do cotidiano dos moradores da Ocupação Hotel Cambridge.

 

O Mais Barulhento Silêncio

Direção: Marcela Moreno

Duração: 15min

Ano: 2016

País: Brasil

Sinopse: Um filme-ensaio composto por quatro relatos de mulheres que foram estupradas por seus parceiros íntimos, homens que elas conheciam. Em um cenário alegórico, elas compartilham suas memórias mais íntimas e dolorosas e refletem sobre o que é ser mulher neste mundo. Este mundo é feito para nós?

 

Precisamos Falar do Assédio

Direção: Paula Sacchetta

Duração: 80min

Ano: 2016

País: Brasil

Sinopse: Na semana da mulher, uma van-estúdio parou em nove locais em São Paulo e no Rio de Janeiro. O objetivo era coletar depoimentos de mulheres vítimas de qualquer tipo de assédio. Ao todo, 140 decidiram falar. São relatos de mulheres de 15 a 84 anos, de zonas nobres ou periferias das duas cidades, com diferenças e semelhanças na violência que acontece todos os dias e pode se dar dentro de casa, em um beco escuro ou no meio da rua, à luz do dia. O filme traz uma amostra significativa, 26 deles. Nos depoimentos puros, sem qualquer tipo de interlocução, acompanhamos um desabafo, um momento íntimo ou a oportunidade de falarem daquilo pela primeira vez.

 

21 de julho de 2017 (sexta-feira), às 20h:

Tema: Sexualidade

 

Diva

Direção: Clara Bastos

Duração: 17min40

Ano: 2016

País: Brasil

Sinopse: Camila se aproxima das drag queens que habitam a pensão de Bella.

 

Na Esquina da Minha Rua Favorita com a Tua

Direção: Alice Name-Bomtempo

Duração: 18min

Ano: 2016

País: Brasil

Sinopse: Helena foi ao cinema e conheceu Tainá. Tudo que aconteceu depois foi só um quase e, por algum motivo, não foi. Ou talvez tenha sido.

 

Arrasa, manx!

Direção: Sofia Amaral

Duração: 15min17

Ano: 2016

País: Brasil

Sinopse: Um retrato da juventude LGBT da periferia de SãoPaulo. Através das personagens Jasmyn e Edy vamos saber o que essa galera imponderada pensa sobre família, trabalho, preconceito e amor, como lidam com as “tretas” do cotidiano, e o que sonham para o futuro.

 

Prepara!

Direção: MurielAlves

Duração: 15min

Ano: 2016

País: Brasil

Sinopse: A história da primeira turma de um curso pré-vestibular voltado para travestis e transexuais narrada através de saltos altos, apliques, canetas, cadernos, preconceitos e sonhos.

 

Avesso

Direção: Julia Morais

Duração: 08:57min

Ano: 2016

País: Brasil

Sinopse: As memórias de Teresa nos permitem adentrar no universo underground de Salvador. As suas experiências retratam uma face da juventude da cidade mais negra fora de África e a forma como se apropriam da estética ousada do afropunk. Cercada de pessoas engajadas a romperem os padrões normativos da sociedade, a vida de Teresa permeia temas como gênero, sexualidade, diversidade, raça e empoderamento.

 

22 de julho de 2017 (sábado), às 20h:

Tema: Feminismo Negro

 

Antonieta

Direção: Flávia Person

Duração: 15min

Ano: 2016

País: Brasil

Sinopse: “Antonieta”, um documentário sobre Antonieta de Barros (1901-1952), mulher, negra, professora, cronista, feminista e em 1935 se tornou a primeira negra a assumir um mandato popular no país.

 

Dandaras: a Força da Mulher Quilombola

Direção: Anna Carolina Fernandes e Amaralina Fernandes

Duração: 30 min

País: Brasil

Ano: 2015

Sinopse: Apresenta as histórias de cinco lideranças quilombolas do Estado de Minas Gerais e suas trajetórias de engajamento.

 

Lúcida

Direção: Caroline Neves e Fabio Rodrigo

Duração: 16min

Ano: 2015

País: Brasil

Sinopse: Mas eu nem sei se ela tem alguma coisa para cozinhar, porque ela não me fala.

 

Do que aprendi com minhas mais velhas

Direção: Susan Kalik e Fernanda Júlia

Duração: 26min

Ano: 2017

Pais: Brasil

Sinopse: Do que aprendi com minhas mais velhas é um documentário sobre a fé no Candomblé e como essa fé é transmitida de geração em geração. Um filme onde mulheres importantes no Candomblé da Bahia falam como aprenderam com seus mais velhos e como ensinam seus mais jovens. Um filme sobre tradição, amor e religiosidade.

 

23 de julho de 2017 (domingo), às 20h:

Tema: Astros

 

Um andar sobre o mar

Direção: Cris Ventura

Duração: 8min

Ano: 2016

Pais: Brasil

Sinopse: Nosso corpo é nosso mar. Tudo sai e tudo retorna a ele. Nossos corpos são águas em movimento, estado transitório, ambivalente, de incertezas e de escolhas. Espaço primordial que a mente habita, que guarda em si a vida e a morte, a comunhão e a solidão.

 

Lua em Sagitário

Direção: Marcia Paraiso

Duração: 100min

Ano: 2016

País: Brasil

Sinopse: Ana tem 17 anos e vive em uma pequena cidade na fronteira do Brasil com a Argentina, um lugar sem sinal de celular, sem internet banda larga e sem opções de lazer. Seu refúgio é "A Caverna", um misto de lan house e sebo de livros e discos, tocada pelo misterioso argentino LP. É lá que Ana conhece e se apaixona por Murilo, que nasceu e cresceu em um assentamento da reforma agrária. Esse amor proibido a faz fugir na aventura de cruzar o estado de moto para participar de um festival musical.