00:00
21° | Nublado

ALESC promove: Mês Antonieta de Barros

'Mês de Antonieta de Barros', para celebrar o aniversário de nascimento e valorizar a memória da primeira mulher negra eleita deputada no Brasil. (Arte: acervo/ALESC)

Publicado em 10/07/2023

Nesta segunda-feira (10), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) inicia o "Mês de Antonieta de Barros", para celebrar o aniversário de nascimento e valorizar a memória da primeira mulher negra eleita deputada no Brasil. A programação começa com uma sessão especial, às 19h, no Plenário, e com a abertura de duas exposições: "Há de Antonieta", no hall, e "Antonietas", no espaço Cruz e Sousa.

A iniciativa é dos mandatos da deputada Luciane Carminatti (PT) e do deputado Marquito (PSOL). Na sessão especial, haverá a entrega de 25 homenagens a personalidades negras do estado*. A principal será a Leonor de Barros (in memorian), pelos serviços prestados em prol da memória da irmã Antonieta de Barros. Quem receberá a placa será Flavio Soares de Barros, sobrinho-neto de Antonieta e criador do Instituto Antonieta de Barros.

Também serão homenageados: a Associação Mulheres Antonieta de Barros; o ex-vereador Lino Peres, também integrante do movimento Antonieta Resiste; a vice-reitora da Universidade Federal de Santa Catarina, Joana Célia dos Passos; o Fórum de Mulheres Negras; o ex-vereador Márcio José Pereira de Souza; a ex-deputada, senadora e Ministra dos Direitos Humanos, Ideli Salvatti; as professoras Zulma Silva Romão (in memorian), Darci Vitória de Brito e Sônia Carvalho; a artista Monique Cavalcanti (Gugie); o deputado federal Alessandro Molon (PSB/RJ); o fotógrafo Rony Costa; o carnavalesco Raphael Soares; o historiador Fábio Garcia; a Biblioteca do Estado de Santa Catarina; as escritoras Eliane Debus e Edenice Fraga; a ex-diretora da Escola Antonieta de Barros Tereza Santos; a documentarista Flávia Person; a representante da Pastoral do Negro de Lages Maria Odete da Costa; a Entidade Negra Bastiana; o Projeto Samba de Antonieta; a Academia de Letras de Biguaçu; e a atriz Solange Adão.

Ainda na sessão de hoje, será anunciado o lançamento de um edital inédito da Alesc para aquisição de dez obras de arte inspiradas em Antonieta.

Exposições

A exposição "Há de Antonieta" reunirá obras do acervo da Alesc alusivas à deputada e documentos originais mantidos pelo Centro de Memória. "Antonietas" conterá fotos do artista Rony Costa. Ambas as exibições vão até 04 de agosto.

Já na terça (11), às 18h, será realizada no Plenarinho a aula magna "Antonieta de Barros: Memória e legado de uma heroína da Pátria". Além de Flavio Soares de Barros, participarão a biógrafa de Antonieta, Jeruse Romão, e a professora e pesquisadora Azânia Mahin Romão Nogueira. Das 13h às 17h, a Coordenadoria de Estágios da Alesc também fará uma comemoração do aniversário de Antonieta no hall.

Mesas redondas e palestras

Nas segundas-feiras de 17, 24 e 31, serão realizadas mesas de debates com os temas “Antonieta na Imprensa e na Literatura”, “Antonieta Professora: educação como direito” e “Antonieta e Política”. Em todos os dias de evento, haverá exposição de obras literárias sobre Antonieta de Barros pelas editoras Cruz e Sousa e Urucongo.

 

Da redação

Para mais notícias, clique AQUI

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!