00:00
21° | Nublado

Alesc anuncia doação de R$ 5 milhões para Defesa Civil

Deputados anunciaram doação para agilizar atendimento às cidades atingidas pelas chuvas (Foto: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL) **Clique para ampliar

Publicado em 01/12/2022

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) anunciou a doação de R$ 5 milhões para a Defesa Civil do Estado com objetivo de reforçar as ações de apoio à população afetada pelas fortes chuvas registradas nos últimos dias em Santa Catarina. A decisão foi informada ao Poder Executivo em ofício remetido nessa quarta-feira, 30, pela presidência da Casa.

O repasse dos recursos foi aprovado pela Mesa Diretora, que acatou a iniciativa proposta pelos parlamentares. A medida foi motivada pela mobilização vivida no Estado para o enfrentamento dos prejuízos materiais e humanos causados pelas intensas precipitações ocorridas nas regiões Norte, do Vale do Itajaí, da Serra e da Grande Florianópolis. “É um gesto de solidariedade e de pronta ação da Assembleia ao lado dos catarinenses”, ressalta o presidente da Alesc, deputado Moacir Sopelsa (MDB).

Estradas bloqueadas após quedas de barreiras em rodovias de SC

O montante disponibilizado para o governo estadual é fruto de economia de recursos da administração da Assembleia e do conjunto dos parlamentares. O valor será encaminhado mediante a apresentação, pela Defesa Civil, de planos de trabalho para auxílio às famílias atingidas e para recuperação dos danos materiais. “O Legislativo está ativo e vigilante para atuar, dentro de suas competências, para minimizar os efeitos dos desastres que atingem os catarinenses”, acrescenta o presidente da Alesc.

Chuvas provocam ruptura de adutora na Grande Fpolis

O mau tempo verificado desde o fim de semana provocou  uma série de ocorrências como alagamentos, quedas de árvores, inundações e deslizamentos. Até a manhã desta quinta-feira (1º), 882 pessoas estavam desalojadas e 195 desabrigadas no Estado, de acordo com a Defesa Civil. Também foram registrados dois óbitos, um por soterramento e outro por choque elétrico. Um cenário que levou o Governo de Santa Catarina a decretar situação de emergência, o que garante maior agilidade a ações de atendimento, assistência às pessoas e recuperação dos municípios afetados.

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI