00:00
21° | Nublado

A importância de um bom planejamento de metas para 2022

Foto: Reprodução/Internet

Publicado em 17/11/2021

Com o fim de ano se aproximando, vem aquela tradicional expectativa: ano novo, vida nova, porém, desejar coisas positivas para o ano seguinte sem ter algum planejamento pode gerar mais frustrações do que realizações.

Diante disso, a psicóloga Dra. Regiane Ribeiro de Aquino Serralheiro, explica que para alcançar um objetivo é necessário estabelecer um planejamento e metas realistas para ajudar no foco e contribuir para autorrealização, motivação e busca de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, ao longo do ano.

Muitas pessoas têm sonhos, mas acabam não os realizando por não terem estabelecido um bom planejamento. “É preciso ter foco na realidade, pois expectativas irrealistas ou muito complexas podem gerar frustrações e ansiedades. Equilibrar entre o que desejamos e o que é possível é importante para manter a finalidade, pois aspirar pela perfeição pode se tornar uma armadilha.”

Segundo a professora, as metas só podem ser atingidas com organização, cautela e, principalmente, conhecimento sobre si e tolerância à frustração. “Às vezes, será necessário buscar substitutos ou alternativas para atender necessidades sem perder de vista qual é nosso desejo e lugar no mundo. Organizar objetivos de curto, médio e longo prazo pode ajudar a estruturar as intenções e possibilidades”, enfatiza.

“Compreender que o crescimento pessoal exige investimento é necessário para lidar com a realidade e a realização de desejos. Outro ponto importante é que o crescimento pessoal só pode ser atingido com trabalho e não sem sofrimento: não é romantizar o sofrer, mas reconhecer que alguns caminhos poderão ser difíceis”, continua a especialista.

Regiane frisa que realizar esse planejamento prévio pode contribuir para organizar o caos e resgatar a sensação de se ter o controle da vida pessoal. “Exercitar a capacidade de adaptação frente aos desafios e problemas pode nos levar a soluções mais adequadas ou que gerem menos conflitos e tragam mais satisfação. No entanto, devemos ter atenção aos exageros sempre: a vida não é tudo ou nada, 8 ou 80, é preciso compreender que fazer planos é termos um norte a seguir”, pontua.

Mas como fazer um bom planejamento pessoal estratégico para 2022?

Segundo a especialista, o primeiro passo para o planejamento pessoal é avaliar quais são os desejos e investimentos que a pessoa está disposta a fazer, praticando o autoconhecimento e tendo clareza do que se almeja. Dessa forma, não se gasta energia com situações irrelevantes.

“Algumas perguntas devem ser feitas na hora do planejamento, entre elas: ‘qual tarefa e quais investimentos caberão à pessoa?’. Deve-se listar os planos, como, planejar trocar de trabalho, iniciar um novo curso, decidir ter filho ou comprar uma casa. Isso tudo envolve a disponibilidade interna e a compreensão de que não se tem controle sobre tudo ao redor, afinal viver é lidar com o imprevisível, ou seja, o planejamento dará um norte, mas ainda assim durante o caminho podem ter mudanças diante das metas, ” explica Regiane.

Por fim, a psicóloga ainda ressalta que identificar a origem das motivações pode ajudar a estabelecer planos mais saudáveis. “As nossas motivações podem ser inconscientes, sociais ou tentativas de agradar uma outra pessoa. Pensar que teremos que dar conta de nosso desejo e lidar com nossas frustrações podem nos tornar mais fortes para lidar com o imprevisível. Afinal, nossas escolhas são nossas, e se ainda assim surgirem dúvidas, buscar espaços de reflexão e ajuda profissional é sempre bem-vindo”, finaliza.

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!