00:00
21° | Nublado

Transporte proibido: empresa de ônibus tem atividade suspensa em Florianópolis

Foto: Divulgação/PMF

Publicado em 25/06/2020

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, informa que as linhas de ônibus da empresa Jotur estarão com circulação suspensa na Capital a partir desta sexta-feira, 26. A decisão foi tomada mediante denúncia, onde, em vídeo, um colaborador da empresa orienta passageiros à burlarem as regras de biossegurança no transporte coletivo. 

As linhas só voltarão a operar em Florianópolis quando a Jotur apresentar um planejamento que comprova que a oferta de frota é capaz de atender a demanda de usuários conforme o protocolo sanitário ao qual havia se comprometido a executar. Após apresentação desse plano, será feita uma avaliação em conjunto pela Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano.

Segue nota emitida pela empresa Jotur nesta quinta-feira, 26:

Nota à Imprensa

            A Jotur lamenta o ocorrido registrado em vídeo na última segunda-feira (22), em um dos seus veículos, no primeiro dia do retorno das operações de transporte coletivo intermunicipal. Ainda em fase de ajustes, um dos funcionários da empresa recomenda a organização interna dos passageiros para se adequar ao decreto municipal de Florianópolis – que difere do estadual, onde não há impedimento na ocupação lado a lado dos assentos. A ocupação do ônibus em questão era inferior em número de passageiros exigida por ambos os decretos e a ponte a qual o funcionário se referia era a do rio Araújo, limite entre São José e Florianópolis.

            A Jotur tem se esforçado no limite do possível no cumprimento das medidas sanitárias de segurança e segue à risca o que é determinado, enfrentando as dificuldades de administrar três decretos diferentes em sua área de atuação, editados pelo Governo do Estado, Prefeitura de Palhoça e Prefeitura de Florianópolis.

            Em relação à proibição da Prefeitura de Florianópolis, a empresa está tomando as medidas cabíveis e espera a compreensão e o entendimento de todos.

Florianópolis, 25 de junho, 2020.

A Diretoria


Da redação