00:00
21° | Nublado

Galeria Venere realiza vernissage de “Eu, Ultimamente”, do artista Eduardo Jurek

Data: 21/02/2024

A Galeria Venere, em Jurerê, que vem abrindo as portas para diferentes exposições e experiências ligadas à arte, apresenta “Eu, Ultimamente”, do artista catarinense, radicado em São Paulo, Eduardo Jurek. O vernissage acontece nesta quinta-feira, das 19h às 22h, e depois a exposição ficará aberta ao público, com entrada gratuita, até dia 30 de março.

Formado em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Eduardo realiza trabalho estritamente inspirado nas linhas gráficas vetoriais, com início, meio e fim bem delimitados. O estilo abstrato e linear é uma metáfora a diversas camadas da vida cotidiana: o caminho da vida, as ondas cerebrais, os altos e baixos sentimentais, o trajeto que se percorre. Ao optar por não utilizar os bastidores em suas telas, o artista dá mais maleabilidade e permite que a obra seja itinerante, que não tenha um espaço finito.

“Eu estou muito animado e super ansioso para minha primeira exposição solo”, fala o artista sobre a expectativa de mostrar suas criações para o público na Galeria Venere. ‘“Quero aproveitar a inauguração da exposição com meus amigos e minha família, porque acho que esse momento marca um rito de passagem na minha vida, talvez o momento onde eu crie coragem para dizer finalmente que sou um "artista"”, reflete Eduardo. E completou: “Espero que com essa exposição eu possa levar minha arte para outros lugares e produzir muito mais. Meu maior sonho é ter um ateliê onde possa produzir telas cada vez maiores e quero produzir mais vídeo-artes, curtas e possivelmente longa metragens no futuro.”

Sobre um vídeo que será exibido numa tela na exposição, o artista explica: “Fiz um vídeo-arte em parceria com minha amiga diretora de fotografia Ana Yamada Motta e meus amigos atores Rodrigo Lima Romano e Heitor Garcia (que atuou na montagem brasileira de "The Boys in the Band") que simboliza minha observação sobre os relacionamentos atuais... estamos em constante movimento, encontramos diversas pessoas e sempre deixamos algo nelas e elas na gente. Esse "Abraço-Carimbo" representa os encontros profundos ou não e as mudanças que essas pessoas causam nas nossas vidas. Eu usei dois atores homens pois me identifico como uma pessoa não-binária de aparência masculina e sou gay, me relaciono com homens, então o vídeo representa bastante das minhas vivências no campo de relacionamentos atualmente.”

 

Sobre Eduardo Jurek

Eduardo Jurek nasceu em Curitibanos em 1995 e sempre demonstrou sensibilidade para as artes no geral. Desde criança suas escolhas de moda já mostravam suas tendências artísticas. Estudou Design na Universidade Federal de Santa Catarina onde, junto de sua turma, produziu o primeiro evento de moda da UFSC. 

Começou a pintar em 2020, durante a pandemia. Muito inspirado por suas próprias noias e paranoias, suas vivências e seus sentimentos, tenta reproduzir em linhas o que se passa por dentro. A exposição "Eu, ultimamente" é um raio-x dos sentimentos que o atravessaram nos últimos meses, desde que foi convidado pela galeria para fazer a exposição. Seus relacionamentos, vivências, festas, desilusões, frustrações, novas experiências... tudo inspira os movimentos lineares que compõem sua obra. São traços gráficos e bem delimitados em painéis grandes, muito inspirado pelo trabalho em painéis de larga escala de Andy Warhol. Se identifica muito com Andy, principalmente depois de assistir ao documentário "Os Diários de Andy Warhol", na Netflix.

Começou a produzir em escalas maiores depois de uma visita ao MET, em Nova Iorque, onde viu uma exposição de murais gigantes de Richard Avedon (https://www.metmuseum.org/exhibitions/richard-avedon-murals) e leu a frase "Impressionante o que algo pequeno como a mudança na escala das coisas pode fazer com toda a sua vida"

Sobre  a Galeria Venere

Em italiano, Venere é a tradução de "Vênus". Em português, uma forma do verbo venerar: idolatrar, admirar, observar com paixão. Venere, em francês, pode ser “enervar-se”, despertar os nervos e mesmo a raiva. Permitir-se afetar. A diversidade de sinônimos vai ao encontro da pluralidade de experiências que a Galeria Venere pretende proporcionar.

A Venere nasceu de um sonho das sócias Lanna e Sônia de transformar a arte em experiência, unindo coletâneas de artistas inspiradores em um só espaço, onde encontros com pinturas, esculturas e vivências artísticas podem ganhar vida. Além de servir como cenário para obras de artistas, a criação da galeria  tem como objetivo oferecer um espaço de convivência entre amantes da arte e de bons encontros. “Lançamentos de livros, workshops e pequenas celebrações podem ter a galeria como local - basta querer proporcionar a si mesmo, e a outras pessoas, um momento de descontração e contemplação do belo”, destaca Lanna Polidório.

SERVIÇO

Exposição “Eu, Ultimamente”, do artista Eduardo Jurek, na Galeria Venere

Quando: De 22 de Fevereiro a 30 de Março

Onde: Galeria Venere - Endereço: Rua da Moréias, 98 - Jurerê - Florianópolis/SC

Horário de Funcionamento: terça-feira a sábado, das 14h às 20h

Entrada gratuita

Mais informações sobre a galeria:  www.galeriavenere.com (site);  @galeriavenere (instagram)

Site do artista: eduardojurek / artist

Da redação