Fenômeno meteorológico 'Vórtice Ciclônico de Altos Níveis' atua sobre o Estado
Chuvas serão persistentes e volumosas nos próximos dias
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) emitiu um alerta para a população sobre a iminência de chuvas persistentes e volumosas nos próximos dias, devido à presença de um sistema meteorológico conhecido como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). A previsão do tempo indica que diversas regiões do estado podem ser afetadas, principalmente o Litoral Norte, o que, consequentemente, aumentará os riscos de alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas.
Segundo a equipe de meteorologia da SDC, “o Vórtice Ciclônico de Altos Níves (VCAN) é um sistema meteorológico com centenas de quilômetros de extensão (grande escala), que atua em altitudes acima de 5 km na atmosfera. Ele consiste em um sistema de baixa pressão de origem subtropical, que gira no sentido horário no Hemisfério Sul. Na região Sul do Brasil, independente da estação do ano, o sistema atua provocando ventos e chuvas intensas em regiões localizadas a leste e a nordeste de seu centro”.
Nesta quarta-feira, 24, o vórtice está posicionado nas áreas centrais de Santa Catarina, favorecendo as chuvas no leste catarinense, o que explica as chuvas volumosas no Litoral Norte. Eles possuem um tempo de atuação que pode durar de poucas horas à até semanas, mas, geralmente, eles tem duração de alguns dias (Figura 1).
Figura 1: Animação do Satélite GOES-16, campo de vapor d’água integrado na atmosfera e vento em 500 hPa (5 km de altura) entre às 4h20 e às 10h20 horário local. Fonte: Cptec/INPE
Diante desse cenário, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, recomenda que a população se antecipe e adote medidas preventivas para garantir a segurança e minimizar os impactos causados por este fenômeno meteorológico. “A expectativa é que chova mais de 200 mm nesse período, isso representa um volume expressivo em um curto espaço de tempo. Portanto, acompanhem os alertas emitidos pela nossa Secretaria e também pelas Defesas Civis municipais. Em caso de emergência ligue 199, Defesa Civil municipal, ou 193, Corpo de Bombeiros”, orienta o Coronel Fabiano de Souza, secretário de Estado da SDC.
Também é importante ressaltar sobre a agitação marítima para Santa Catarina para os próximos dias. De acordo com a equipe de meteorologia da SDC, “essa condição aumenta no litoral a partir da noite desta quarta-feira, 24, e decorrer da quinta-feira, 25, com ondas de leste entre 1,5 m e 2,0 m e picos de até 2,5 m entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte”.
Cuidados para serem tomados
Por conta das fortes chuvas previstas, algumas precauções são essenciais para a população se manter segura, “as pessoas que residem em áreas de alagamentos ou inundações, estejam também atentas às recomendações das Defesas Civis dos municípios, com acionamento de abrigos e jamais transite em áreas alagadas, principalmente sobre pontes e pontilhões. Preserve ao máximo a sua vida”, enfatiza Frederico Rudorff, coordenador de Monitoramento e Alerta da SDC. Veja abaixo as recomendações da SDC:
- Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados;
- Evite transitar em pontilhões e pontes submersas;
- Cuidado com crianças, idosos e animais próximos aos rios e ribeirões;
- Se afaste de postes e árvores;
- Fique atento a qualquer movimento de terra ou rochas próximo a sua residência;
- Fique atento às rachaduras em muros ou paredes.
Avisos e Alertas da SDC
Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199. Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento.
Da Redação
Fonte: SDC
Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045