Artistas disléxicos apresentam obras cheias de significado
Iniciativa apresenta ao público de Florianópolis obras criadas por artistas disléxicos de várias cidades do Brasil
A partir desta quinta-feira, 28, uma iniciativa inédita apresenta ao público de Florianópolis obras criadas por artistas disléxicos de várias cidades do Brasil, dos continentes africano europeu e da Oceania. A Mostra Dislexia quando Arte acontece até domingo, 30, no Museu da Escola Catarinense (MESC).
Em comum, os 25 artistas compartilham a dificuldade em aprender a ler e escrever na forma didática convencional. Por outro lado, os especialistas afirmam que a criatividade é uma das caracterisitas de quem tem esse tipo de transtorno, além de um potencial incrivel para a resolução de problemas.“Esse descompasso gera uma inquietude, um desejo de esparramar pelo mundo essa criatividade que é sufocada, abafada pelo modelo escolar e transborda pelo mundo na forma de artistas surpreendentes e pessoas inovadoras. Desse desalinhamento entre o que é dito, o que é esperado e o que é sentido, o que é experenciado nasceu a Mostra Dislexia quando Arte”, explica Nadine Heisler, responsável pelo Instituto Domlexia, organização promotora do evento.
No continente: Florianópolis ganha novo parque urbano
A ideia nasceu em 2020 a partir de uma Mostra Digital, transformando um perfil no instagram numa galeria de arte virtual. Um manifesto com a adesão de 12 artistaa com a intenção de exibir ao mundo a habilidade criativa que inúmeras vezes é sufocada dentro de uma estrutura rígida, com o objetivo de expor o dom artístico para inspirar.
Esse ano a galeria digital ganha o espaço fisico do Museu da Escola Catarinese e oferece, além da exibição das obras e de videos curta-metragem, oficinas com alguns dos artistas convidados. A Mostra Dislexia quando Arte é gratuita e aberta ao público. A programação do evento conta com um show de encerramento da banda Portão Azul na escadaria do museu, no sábado (dia 30) a partir das 17h30m.
MOSTRA DISLEXIA QUANDO ARTE
Data: 28 a 30 de setembro
Local: Museu da Escola Catarinese (MESC) - Rua Saldanha Marinho, 196 - Centro - Florianópolis
Horário: 9h às 19h
Oficinas: Sexta, 29, às 9h e às 14h, no sabado, 30, às 10h, 13h30 e 15h; com inscrições prévias em domlexia.org.br/agendamento
Show: Banda Portão Azul - sábado (dia 30) às 17h30min
Todas as atividades são gratuitas e e abertas ao público
Da redação
Para a capa do Portal (home) clique AQUI
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045