00:00
21° | Nublado

Arquiteta mostra como harmonizar na criação de uma adega
Taiza Santos une materiais e texturas para criar uma adega que valoriza as obras de Vera Sabino

Combinando arte e vinhos, o espaço traz madeira de carvalho e tons que remetem aos parreirais, criando uma atmosfera única e intimista. (Foto: Vanessa Alves)

Publicado em 30/10/2024

O universo dos vinhos carrega em si uma riqueza de detalhes, que vão desde o terroir, as uvas, as seleções e as harmonizações, entre outros temas. A arquiteta Taiza Santos mergulhou nesse mundo para a criação da Adega da Artista Plástica em cartaz na CASACOR Santa Catarina 2024, até o dia 24 de novembro, em Florianópolis.

Na concepção do ambiente - onde as obras da artista plástica Vera Sabino são protagonistas -, Taiza fez misturas interessantes de materiais e texturas que também funcionam para quem pretende criar sua própria adega.

Confira as dicas da arquiteta:

Harmonização de materiais
“O couro, por ser um material natural, harmoniza muito bem com diversos materiais. E no caso deste projeto, usamos o veludo na cor vinho para trazer um peso e um ar mais intimista para o espaço. Já o espelho é o elemento coringa que reflete todos estes materiais dando mais destaques a eles”.

Reflexivos
“Em formatos menores, os espelhos foram o maior sucesso nas décadas de 1970 e 1980 na decoração de interiores. Para trazer esta energia de volta - e que super combina com uma adega -, escolhi usar os espelhos recortados na estante e no bar. Os espelhos são elementos versáteis e podem ser usados em diversos lugares, tanto para ampliar os espaços quanto para refletir as paisagens”.

Dose dupla
“O veludo e o couro são materiais que podem ser usados em poltronas, recamiers ou num papel de parede no lavabo, por exemplo. Enfim, são materiais que merecem destaque na decoração residencial ou comercial, pois eles não passam despercebidos”.

Universo dos vinhos
“No caso do projeto da Adega da Artista Plástica usamos a madeira carvalho para remeter aos barris onde os vinhos são armazenados por longos períodos. Também escolhemos o veludo na cor vinho e usamos o verde no piso e nas colunas remetendo aos parreirais de uvas”.

Wine Bar
”Procure criar um ambiente mais aconchegante, intimista, com pouca iluminação, conforto no mobiliário e um bom vinho para apreciar o ambiente e relaxar”.

Iluminação
“Por ser um ambiente comercial e uma mostra, a iluminação teve que ser dosada entre a circulação dos visitantes e, ao mesmo tempo, deixar um clima mais intimista. Usamos spots direcionáveis para valorizar as obras da Vera Sabino e muita iluminação indireta, só para valorizar o ambiente, mas ao mesmo tempo muito sutil”.

Harmonia de materiais e iluminação delicada criam um ambiente ideal para apreciar vinhos em um espaço repleto de referências artísticas.

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI