Inovação como base de espaços únicos e bem pensados
Materiais inovadores, com técnicas diferenciadas de produção, marcam presença na 27ª edição da CASACOR Santa Catarina, sendo a 10ª edição sob a gestão dos franqueados Francis Bernardo e Luiz Bernardo. Produzidos no Brasil, alguns trazem o conceito de sustentabilidade para os ambientes da mostra, em linha com a tendência mundial de uma arquitetura mais ecologicamente responsável, enquanto outros sinalizam uma vontade cada vez maior dos profissionais de valorizar empresas e produtos nacionais.
No ambiente “Eu sou daqui, eu não sou de Marte”, a GF Arquitetos, dos profissionais Beto Gebara e Marila Filártiga, e o Terraço Paisagismo, do arquiteto Rodrigo Gheller, procuraram valorizar a arquitetura brasileira e a vegetação tropical. O cobogó, um elemento tipicamente nacional, aparece no espaço em uma versão especial, criada pelos designers Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrosio. As peças da linha Mundaú, em homenagem à lagoa de mesmo nome, foram desenvolvidas a partir das conchas de sururu, um molusco que é patrimônio imaterial de Alagoas.
É hora de colorir a casa para o verão
Outro item com toque brasileiro é o painel de macramê "Puentes", criado pela artesã Natalia Pique exclusivamente para o ambiente. Baseada no conceito de interconexão, a peça foi trançada a mão usando cordão náutico próprio para áreas externas. Outras obras de arte valorizam o patrimônio imaterial local, com trabalhos diferenciados de Marinela Goulart e Camila Saavedra.
Ambiente Praça da Ilha
Na Praça da Ilha, a arquiteta Fernanda Sacks, de Garibaldi (RS), estreia na mostra com um ambiente de peso: o espaço de 350 m² homenageia a cidade de Florianópolis, com sua paisagem natural, clima e forma de viver. Com design orgânico e materiais em sua forma bruta, a praça prioriza os tons escuros e terrosos como pano de fundo para o paisagismo assinado pela KREBS+, em que a paisagem natural regional do mar envolvido pelas montanhas de densa vegetação é impressa de forma conceitual pelo espelho d’água e suas grandes floreiras de moreia.
Já o mobiliário do espaço é um dos grandes destaques. Versátil e despojado, como o clima da cidade catarinense, é composto de móveis soltos para áreas externas. Feitos de redes de pesca retiradas do mar, eles são resultado de uma parceria com o Projeto Tamar. Outro ponto alto é o projeto luminotécnico desenvolvido pelo lighting designer William Imianovsky, que inclui luminárias personalizadas feitas de bioplástico, um material sustentável e biodegradável produzido a partir de fontes naturais como milho e café.
Luzes tecnológicas
O Bar Enjoy The Ride, projetado pelo arquiteto estreante Tiago Bortolança, traz a iluminação em tons de roxo que simula uma casa noturna como ponto alto do espaço. O projeto luminotécnico, elaborado pelo escritório do próprio profissional, prima pela ousadia e inovação, com a aplicação de LED digital programável. Por meio de uma moderna central de controle instalada no ambiente, foi possível criar diversas cenas luminosas, com diferentes movimentos e cores, trazendo múltiplas sensações aos visitantes. A mangueira de LED 360 é um dos destaques e fica sobre a bancada compartilhada do espaço.
Outro espaço em que a iluminação aparece como protagonista é o Living dos Encontros, de Cris Passing e Anderson Schüssler, do escritório PS Arquitetos. Para valorizar a verticalidade do ambiente de pé-direito alto, com 4,45m de altura, os profissionais projetaram amplos painéis piso/teto que mesclam marcenaria e iluminação. A tela tensionada aparece em destaque, no ponto central do espaço, trazendo uma iluminação difusa e aconchegante. Moderna e inovadora, este tipo de peça usa uma tela translúcida fixada em perfis de alumínio em diferentes formatos para cobrir as luzes de LED, que ficam abaixo. O resultado é uma luz confortável, que deixa o ambiente elegante e moderno.
Madeira em destaque
Na Lumino Galeria e Banheiros Funcionais, das profissionais Thais Giusti e Isabel Mercadante, do escritório GiustiMercadante Arquitetura, as divisórias do espaço multifuncional, que se subdivide em áreas de banheiros e um corredor que funciona como galeria de arte, foram montadas com o tecnológico revestimento Arkowood Pb. Feito de compostos de madeira ecológica e HPDE (polietileno de alta densidade), uma das principais características do material, que não é tóxico, é a resistência a chamas e a altas tensões. Com a aparência de um ripado, vem em diversos formatos e cores e é de fácil instalação, com vida útil de cerca de 20 anos.
Para o Espaço MOVAE, que em tupi significa “acolher”, o escritório Alpes Arquitetura também utilizou um produto da Arkos, desta vez no piso do deque, feito de madeira plástica ecológica, cuja principal vantagem em termos de sustentabilidade é a alta durabilidade e fácil manutenção. O material traz o toque aconchegante e quente da madeira para o espaço voltado à conexão e relaxamento em meio à natureza, erguido entre duas jaqueiras centenárias.
Outro espaço com madeira de tecnologia diferenciada é o Passeio Do Mar by GND, do escritório VK Arquitetos, que tem como foco o contato com a natureza e traz o conceito de biofilia. O local recebeu o revestimento BTP Floors no forro, no piso e nas paredes, tanto da área externa quanto da interna, formando uma aconchegante caixa de madeira. O material é feito de placas naturais de cumaru de manejo sustentável e 100% certificadas, e usa os vernizes da marca centenária internacional Bona. As peças já vêm prontas de fábrica para serem instaladas e usadas logo na sequência. O ambiente com generosa área social representa uma das unidades do futuro lançamento da GND Incorporadora no bairro de Cacupé, que tem foco na sustentabilidade e no bem-estar dos moradores.
Serviço:
CASACOR SC 2022
Data: Até domingo, 30 de outubro de 2022
Local: Escola Básica Silveira de Souza. R. Alves de Brito, 334 – Centro, Florianópolis – SC, 88015-440
Bilheteria online: https://casacorsantacatarina.byinti.com
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI