00:00
21° | Nublado

Setor industrial aquece mercado de trabalho em SC

Construção civil, alimentos e equipamentos elétricos impulsionaram a criação de vagas no estado. (Foto: Divulgação)

Publicado em 03/02/2025

A indústria de Santa Catarina registrou um saldo positivo de 31,1 mil postos de trabalho em 2024, consolidando-se como o segundo setor que mais gerou empregos no estado. O desempenho superou significativamente os 3,7 mil postos industriais criados em 2023, conforme dados do Observatório FIESC. No total, considerando todos os setores da economia, foram abertas 106,4 mil vagas no estado.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, avalia que a indústria catarinense viveu um período favorável, impulsionado por segmentos como a construção civil e setores beneficiados pela redução dos juros, iniciada em 2023 e encerrada em meados de 2024. “Isso se refletiu na geração de empregos e também na elevação da renda das famílias”, destaca.

Entre os setores industriais, a construção civil liderou a criação de oportunidades, com 6,1 mil vagas formais, refletindo o bom momento do mercado imobiliário, especialmente no litoral. Em seguida, o setor de equipamentos elétricos criou 3,8 mil empregos, impulsionado pelo aumento da demanda interna. O Observatório FIESC aponta que, entre os fatores que influenciaram esse resultado, está o crescimento de 14,4% nas vendas de eletrodomésticos no acumulado de janeiro a novembro. “O setor foi estimulado pelo consumo das famílias e pela demanda externa, especialmente por motores elétricos”, explica a economista Camila Morais.

O setor de alimentos e bebidas também teve crescimento expressivo, com 3,5 mil novos postos de trabalho, impulsionado tanto pelo consumo interno quanto pelas exportações. “Santa Catarina exportou carnes de aves e suínos para novos mercados e aumentou as vendas para parceiros tradicionais, como Filipinas e Japão. O crescimento das vendas em hipermercados, com destaque para os laticínios, também favoreceu o setor”, avalia Camila.

O maior nível de consumo impactou ainda a indústria de produtos químicos e plásticos, que encerrou o ano com 3,4 mil novas vagas.

Outros setores

Além da indústria, o setor de serviços liderou a geração de empregos em Santa Catarina, com 55,2 mil novas vagas. No comércio, o saldo positivo foi de 20 mil postos de trabalho, enquanto a agropecuária criou 76 empregos formais ao longo do ano.

 

 

Da redação

Fonte: RCN

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI