SC supera média nacional no avanço econômico

O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) do Banco Central apontou que a economia catarinense registrou avanço de 5,5% no acumulado do ano até outubro. O indicador, que é considerado uma prévia do PIB, ficou acima da média nacional para o período, de 3,7%. Segundo análise do Observatório FIESC, a indústria cresceu 7,4% nos dez primeiros meses do ano, enquanto o segmento de comércio ampliado teve um incremento de 7,9% e o de serviços subiu 6,5% em comparação com igual período do ano anterior.
Na indústria, o desempenho foi puxado pelos setores de equipamentos elétricos (+16,2%), máquinas e equipamentos (+12,2%), metalurgia (+10,5%), além de produtos de borracha e plásticos (+8,6%). Esse resultado reflete o aumento da demanda por produtos desses segmentos, verificada pelas vendas no varejo.
Análise do Observatório FIESC aponta que o crescimento de vendas do comércio ampliado pode ser explicado pelo consumo das famílias, que impactou os setores como veículos, motocicletas, partes e peças, com alta de 20% no acumulado do ano. A alta de 16,2% nas vendas de eletrodomésticos; de 12,8% em artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos e de 10,5% na comercialização de móveis também puxou o desempenho.
Já no setor de serviços, tanto as atividades turísticas quanto os serviços de transportes subiram 8,9% de janeiro a outubro, seguidos pelos serviços de informação e comunicação, com aumento de 5,4%.
Da redação
Fonte: RCN
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
