00:00
21° | Nublado

SC registra recuo na inadimplência

Economia mais aquecida e melhor planejamento financeiro contribuíram para a redução da inadimplência em SC. (Foto: Divulgação)

Publicado em 29/01/2025

Santa Catarina registrou uma redução significativa na inadimplência em 2024, consolidando-se como um dos estados com menor percentual de consumidores com contas em atraso. De acordo com a Fecomércio SC, a taxa de famílias catarinenses inadimplentes caiu de 27,3% para 21,8% entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024. O tempo médio de atraso nos pagamentos também foi medido, ficando em 59 dias.

Os números refletem a maior capacidade das famílias de manterem seus compromissos financeiros em dia, em um cenário econômico mais favorável. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), conduzida pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), apontou que Santa Catarina ocupa a sétima posição entre os estados com menor percentual de inadimplência no Brasil.

Enquanto a média nacional apresentou um leve aumento, passando de 28,8% para 29,3%, Santa Catarina seguiu na contramão dessa tendência, reforçando a solidez de sua economia. Para o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, o recuo confirma a trajetória positiva do estado. “Já vínhamos observando que 2024 foi um ano positivo para a economia catarinense, e a queda na inadimplência reforça essa percepção, especialmente diante do aumento do índice nacional”, destaca.

Endividamento também apresenta queda

Além da inadimplência, o endividamento das famílias catarinenses também teve redução ao longo do ano. O índice passou de 80% para 74,6%, evidenciando uma menor dependência do crédito para a manutenção do consumo. Segundo a economista da Fecomércio SC, Edilene Cavalcanti, um nível elevado de endividamento nem sempre é um problema, desde que haja controle sobre os pagamentos.

“Muitas dessas dívidas estão relacionadas a financiamentos de longo prazo, como a compra de imóveis ou veículos. O problema surge quando os consumidores perdem a capacidade de quitar as parcelas, tornando-se inadimplentes. No entanto, como os dados mostram, a inadimplência também está em queda, o que é um indicativo positivo”, explica Edilene.

Os dados reforçam o cenário de estabilidade econômica em Santa Catarina, mostrando um equilíbrio entre consumo e pagamento de dívidas, enquanto outras regiões enfrentam um crescimento da inadimplência.

 

 

Da redação

Fonte: RCN

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI