SC lidera contratação de estrangeiros no Brasil

Santa Catarina se destaca como o estado que mais contratou estrangeiros em 2024, registrando 18.900 admissões formais, o maior volume do país em números absolutos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O desempenho reflete a força da economia catarinense, que tem atraído trabalhadores de diversas nacionalidades, principalmente venezuelanos, cubanos e haitianos, em busca de oportunidades no Brasil.
No acumulado do ano, o Brasil registrou saldo positivo de 71 mil contratações de estrangeiros, com Santa Catarina na liderança, respondendo por 26,6% desse total. O Paraná aparece em segundo lugar, com 17,8 mil contratações, seguido por São Paulo (10,4 mil), Rio Grande do Sul (9,7 mil) e Mato Grosso (2,8 mil). No estado, as admissões de estrangeiros representaram 17,7% das 106,3 mil vagas formais criadas em 2024, o que significa que, a cada seis novos contratados, um é imigrante.
Os venezuelanos lideram a participação entre os trabalhadores estrangeiros no estado, somando 14.135 contratações ao longo do ano, ou 74,7% do saldo. Na sequência, estão os argentinos (1.510), cubanos (1.485) e haitianos (873). A maioria dos contratados são homens, abaixo dos 30 anos e com ensino médio completo, permanecendo no emprego, em média, por nove meses – um período menor que a média geral de 15 meses.
O crescimento do emprego no estado é impulsionado pela expansão econômica acima da média nacional, conforme destaca o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck. O secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, ressalta a importância da absorção dessa mão de obra no desenvolvimento catarinense. "A integração desses trabalhadores fortalece o crescimento do estado, que se destaca em diversos indicadores socioeconômicos", afirma.
Da redação
Fonte: RCN
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
