00:00
21° | Nublado

SC avança em ações climáticas com novo acordo

Assinatura do acordo entre BRDE e Defesa Civil prioriza prevenção e resiliência nas cidades catarinenses. (Foto: Eduardo Valente)

Publicado em 07/01/2025

Foi assinado na manhã desta terça-feira (7), um acordo de cooperação técnica entre o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina. O acordo viabiliza o atendimento de políticas públicas de proteção e defesa civil, incluindo a oferta de linhas de financiamento para os municípios catarinenses, para o desenvolvimento das ações de enfrentamento das emergências e mudanças climáticas como identificação e monitoramento de áreas de risco, planejamento de ações preventivas, elaboração de planos de contingência, treinamento de equipes, obras de contenção, correção e drenagem urbana, requalificação urbanística e estabilidade de encostas e outros serviços de engenharia.

Por meio do acordo será possível viabilizar linhas de financiamento específicas para ações como identificação e monitoramento de áreas de risco, planejamento preventivo, elaboração de planos de contingência, treinamento de equipes e a execução de obras de contenção, drenagem urbana e requalificação urbanística. Também estão previstas ações para a estabilidade de encostas e outros serviços de engenharia.

Com o acordo, os municípios poderão acessar ferramentas para planejar e executar ações que minimizem os impactos de desastres naturais, garantindo mais segurança para a população e sustentabilidade para as cidades.

"Tudo isso vem ao encontro do que pode ser feito para ajudar os municípios na prevenção, naquilo que a gente sempre defendeu, quando nós criamos a Secretaria de Proteção e Defesa Civil. Com esse termo de cooperação vão ser priorizadas obras de prevenção dos municípios", disse o governador Jorginho Mello.

Para o diretor Mauro Mariani, a iniciativa reflete o compromisso do banco com o desenvolvimento sustentável da região. "O BRDE tem a missão de ser um parceiro dos municípios, e esse acordo reafirma nosso papel de apoiar projetos que protejam as comunidades e garantam um futuro mais resiliente diante das adversidades climáticas," afirmou.

"Nós desencadearemos uma ação muito forte na estruturação das defesas civis municipais, no planejamento urbano, no apoio no uso e ocupação territorial e o BRDE tem uma linha de financiamento disponibilizada para isso. Então todos os instrumentos e todo fomento que a secretaria vai fazer, os municípios podem pegar um recurso complementar com o banco para empreender uma política pública de proteção e Defesa Civil a nível municipal", afirma o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, coronel Fabiano de Souza.

Prevenção

O BRDE tem desempenhado um papel significativo no apoio a projetos que visam mitigar os impactos das mudanças climáticas e fortalecer a resiliência urbana nos municípios da região Sul do Brasil. Uma das iniciativas de destaque é o Programa Sul Resiliente, desenvolvido em parceria com o Banco Mundial, que disponibiliza linhas de financiamento específicas para projetos de infraestrutura destinados a atenuar os efeitos de desastres naturais. O programa permite aos municípios investir em obras preventivas, como mapeamento de risco, planos de contingência e treinamento de servidores municipais.

Além disso, o BRDE lançou uma linha de crédito no valor de 112 milhões de euros, também em parceria com o Banco Mundial, destinada a projetos de resiliência urbana nos municípios atingidos por chuvas intensas. Esses recursos visam financiar iniciativas que aumentem a capacidade das cidades de enfrentar eventos climáticos extremos, promovendo maior segurança para a população.

 

 

Da redação

Fonte: RCN

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI