00:00
21° | Nublado

Santa Catarina lidera expansão de UTIs no país

Mais de 1,4 mil leitos de UTI ativos fortalecem o sistema hospitalar catarinense. (Foto: Roberto Zacarias/Secom)

Publicado em 26/12/2024

Santa Catarina abriu 254 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para atendimento pelo SUS, chegando à marca de 1.411 leitos de UTI ativos no estado. É a unidade da federação que mais incorporou leitos de UTI SUS no país. Foram 104 leitos abertos em 2024 e 150, no ano de 2023. Os leitos estão distribuídos entre neonatais (61), pediátricos (73) e adultos (100), abrangendo todas as macrorregiões. A iniciativa tem impacto direto no aumento da capacidade de atendimento, proporcionando ampliação do suporte a pacientes críticos e impulsionando a realização de cirurgias eletivas.

“Estamos ampliando a capacidade de atendimento seguindo a determinação do governador Jorginho Mello, os leitos são fundamentais para a realização das cirurgias eletivas e diminuir os vazios assistenciais em algumas regiões”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

Para os próximos meses, está prevista a abertura de 40 novos leitos de UTI, sendo: 10 leitos de UTI neonatal no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí; 10 leitos de UTI adulto no Hospital Santo Antônio, em Itapema; 10 leitos de UTI adulto na Fundação Hospitalar de Rio Negrinho; e 10 leitos de UTI no Hospital Regional do Oeste.

Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) segue debatendo com os municípios e hospitais a pactuação de planejamento para ampliações, em especial, nas regiões Oeste, Foz do Rio Itajaí e Grande Florianópolis.

Para a abertura dos leitos, o Governo do Estado tem investido na aquisição dos equipamentos. E para pleno funcionamento, a Secretaria de Estado da Saúde está custeando integralmente, até a habilitação pelo Ministério da Saúde, com repasses de R$ 1,2 mil por leito vago e R$ 1,8 mil por leito ocupado.

Leitos em todas as regiões

Os leitos já abertos foram destinados a hospitais de diversos municípios catarinenses: Araranguá e Sombrio, na macrorregião Sul; Blumenau, Brusque e Timbó, no Vale do Itajaí; Itajaí, na Foz do Rio Itajaí; Lages, na Serra; Mafra, no Norte e Nordeste; São José, na Grande Florianópolis; Caçador e Joaçaba, no Meio-Oeste; Chapecó e Concórdia, no Grande Oeste.

Os leitos são para atender os pacientes SUS de todo o estado, pois o sistema hospitalar catarinense funciona em forma de rede. Quando não há vaga em um hospital, busca-se leito, via Regulação, em outros hospitais, primeiro na região e depois fora dela.

 

 

Da redação

Fonte: Secom

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI