00:00
21° | Nublado

Saiba mais sobre os tipos de engenharia e as áreas de atuação

Foto: Reprodução

Publicado em 18/03/2016

A engenharia é um dos cursos de graduação mais antigos no Brasil. A primeira escola que ofereceu essa formação foi a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, criada em 1792. Com o fortalecimento da área, foi fundada, em 1874, a Escola Politécnica do Rio de Janeiro; já a consagrada Escola Politécnica de São Paulo, hoje parte integrante da Universidade de São Paulo, surgiu em 1883.

O primeiro curso de engenharia que ganhou especialização formal em solo brasileiro foi o de engenharia civil, devido à demanda por projetos de urbanização que existia no país naquela época. A reforma de Pereira Passos no centro do Rio de Janeiro, no começo do século XX, foi  um dos frutos da nova engenharia brasileira.

Com o desenvolvimento de novas necessidades, surgiram também novos tipos de engenharia para suprir essa demanda por especialistas. Hoje, há oficialmente 34 cursos de graduação segmentados de engenharia. Conheça os cinco mais populares:

Engenharia Aeronáutica

Nesta modalidade de engenharia, os estudantes criam projetos e estudam a manutenção de aeronaves, além de se especializarem no gerenciamento de atividades relacionadas ao ramo aeroespacial. O engenheiro aeronáutico poderá trabalhar projetando e construindo todos os tipos de aeronaves, como helicópteros, foguetes e aviões.

Engenharia da Computação

Uma das modalidades de engenharia mais importantes na atualidade, a engenharia da computação forma profissionais capazes de desenvolver computadores e periféricos, além de desenhar e aplicar sistemas de software e hardware. O mercado de contratação oferece um grande número de vagas para quem se forma nesse curso.

Engenharia Elétrica

Um engenheiro eletricista é responsável por lidar com todos os aspectos relacionados à energia. Esse profissional pode atuar nas áreas de produção, geração, distribuição e transporte da energia, e é capaz de planejar e executar projetos dentro da área de eletroeletrônica.

Engenharia de Produção

Este curso está ganhando cada vez mais adeptos. O engenheiro de produção é capaz de gerenciar recursos financeiros, humanos e materiais de forma a fazer com que uma determinada empresa se torne mais produtiva. Com o crescimento de empreendimentos, a capacitação em engenharia de produção está se tornando essencial para manutenção do bom funcionamento empresarial e industrial do país.

Engenharia Civil

O primeiro e mais concorrido segmento da engenharia está relacionado com a construção, gerenciamento e criação de projetos para obras, podendo ser casas, edifícios, estradas, pontes, entre outros. O engenheiro civil pode atuar em diversas áreas, tendo muitas possibilidades de emprego no país.

Da redação