00:00
21° | Nublado

Propostas de 2025 entram em pauta na Alesc

Primeiros projetos do ano trazem medidas voltadas a educação, turismo e segurança alimentar. (Foto: Bruno Collaço/Agência ALESC)

Publicado em 15/01/2025

Os primeiros projetos de lei do ano de 2025 foram apresentados na Assembleia Legislativa. As propostas deram entrada entre os dias 06 e 10 de janeiro e tratam de temas diversos, como direitos dos idosos, biblioteca digital, inclusão do palmito juçara na merenda escolar e hortas comunitárias urbanas.

Na primeira semana de atividades na Alesc após o recesso foram sete propostas apresentadas. O primeiro Projeto de Lei (PL) protocolado, o PL 1/2025, do deputado Lunelli (MDB), institui a Rota Turística Religiosa Caminhos do Santuário, abrangendo os municípios de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Luís Alves, Ilhota, Gaspar, Brusque e Nova Trento.

O PL 2/2025, de autoria da deputada Paulinha (Podemos), concede isenção de IPVA para veículos utilizados por autoescolas para instrução e treinamento de condutores.

O PL 3/2025, do deputado Matheus Cadorin (Novo), propõe a inclusão na merenda escolar da rede pública estadual do palmito juçara produzido pela agricultura familiar, economia popular solidária e pelos empreendimentos familiares rurais.

Outros três projetos protocolados também são da deputada Paulinha. O PL 4/2025 trata da criação da Biblioteca Digital Catarinense para a distribuição gratuita de livros, materiais didáticos, audiolivros e outros recursos educacionais com o objetivo de promover o acesso à cultura, à educação e à inclusão digital.

O PL 5/2025 cria o Programa Estadual Hortas Comunitárias Urbanas, com o objetivo de promover a segurança alimentar, o uso sustentável de espaços públicos e a integração comunitária em áreas urbanas do estado.

O PL 6/2025, que cria o "Programa Fazer o Bem na Melhor Idade", destinado a incentivar o acolhimento de idosos que moram em asilos ou Casas de Convivência.

Por último, o PL 7/2025, de autoria do deputado Matheus Cadorin, dispõe sobre o uso de coworkings, escritórios compartilhados e espaços de trabalho colaborativo como endereço fiscal para empresas com inscrição estadual em Santa Catarina.

 

 

Da redação

Fonte: RCN

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI