00:00
21° | Nublado

Ponte Hercílio Luz recebe segunda treliça para estrutura de sustentação que permitirá trabalho de restauração

Foto: Julio Cavalheiro/Secom

Publicado em 13/01/2016

Começou a ser erguida ontem (terça-feira), 12/01, a segunda das cinco treliças que vão garantir a estrutura para a sustentação da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, durante o trabalho de restauração. As treliças farão a ligação entre as quatro torres construídas.

De acordo com a assessoria de imprensa do Governo do Estado, todo o complexo formará a chamada "ponte segura", que sustentará a Hercílio Luz para que peças sejam trocadas e o trabalho de restauro seja realizado com segurança. A construção da ponte segura está sendo realizada pela empresa Empa, que faz parte do grupo português Teixeira Duarte.
 
A obra

Em abril de 2015, o Estado contratou a empresa Empa, do grupo português Teixeira Duarte. A empresa concluiu a montagem do estrado, na última torre de apoio do vão central da ponte, no dia 4 de outubro, cumprindo o prazo contratual que foi de 180 dias.

No dia 6 de outubro, o Governo do Estado liberou a ordem de serviço para a conclusão das treliças da estrutura inferior que farão a ligação entre os apoios e as torres principais da Ponte Hercílio Luz, etapa que está sendo executada. O investimento é de R$ 11,4 milhões, e o prazo previsto também é de 180 dias (até abril deste ano).

Próxima etapa

Já se preparando para a próxima etapa das obras, em dezembro de 2015, o Governo do Estado apresentou a proposta de contratação direta do Grupo Teixeira Duarte para executar também a última fase dos trabalhos, sem necessidade de licitação.

Histórico

A Ponte Hercílio Luz foi construída na década de 1920 - entre novembro de 1922 e maio de 1926 - pelas firmas associadas Byington & Sundstrom, que viriam a se tornar a American Bridge. A ponte foi oficialmente inaugurada em 13 de maio de 1926 e fechada para o tráfego de veículos pela primeira vez em 22 de janeiro de 1982. Em 1988, foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal e, em 1991, foi novamente interditada a qualquer tipo de tráfego.

Da redação