00:00
21° | Nublado

Frota dos Bombeiros de SC ganha novas viaturas

As novas viaturas substituirão modelos danificados e permitirão respostas mais ágeis em áreas remotas e de difícil acesso. (Foto: Eduardo Valente/GOVSC)

Publicado em 08/01/2025

Quinze caminhonetes 4x4 da marca Nissan Frontier foram entregues ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina para modernizar a frota de resposta a desastres. Os veículos, adquiridos por meio da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), representam um investimento de R$ 4,3 milhões e serão destinados aos 15 Grupos de Respostas a Desastres, cobrindo todas as regiões do estado.

As viaturas substituirão modelos utilizados em operações no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso do Sul, que sofreram avarias durante salvamentos e combates a incêndios florestais. “Essas viaturas são extremamente importantes porque, em momentos de desastres, precisamos de equipamentos que permitam o acesso a locais difíceis e remotos”, explicou o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de SC, coronel Jeferson de Souza.

O ato de entrega ocorreu em Florianópolis na terça-feira, 7, e contou com a participação do governador Jorginho Mello, que destacou a prioridade dada à prevenção. “Estamos substituindo uma frota para deixá-la excepcional e com equipamentos da melhor qualidade. Nosso foco é investir 80% dos recursos na prevenção e 20% na resposta, sempre com excelência e empenho”, afirmou.

Durante o evento, foi assinado também um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Proteção e Defesa Civil e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O objetivo do acordo é viabilizar políticas públicas para enfrentar emergências e mudanças climáticas, como obras de contenção, drenagem urbana, estabilidade de encostas e planejamento preventivo.

Segundo o secretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Fabiano de Souza, a parceria com o BRDE permitirá que municípios acessem linhas de financiamento para estruturar defesas civis municipais e implementar políticas públicas de proteção. Para o diretor financeiro do BRDE, João Paulo Kleinübing, a iniciativa representa um avanço estratégico. “Além de garantir recursos financeiros, o acordo promove capacitação técnica e planejamento estruturado para enfrentar os desafios climáticos”, destacou.

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI