Economia de SC se destaca no país

Santa Catarina registrou um crescimento econômico de 5,6% entre janeiro e novembro de 2024, consolidando-se como o estado com maior alta entre as regiões Sul e Sudeste do Brasil. Esse desempenho, bem acima da média nacional de 3,8%, foi divulgado nesta quarta-feira, 22, pelo Banco Central, que utilizou o Índice de Atividade Econômica (IBCR) como base para os resultados, uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB).
O crescimento expressivo reflete a expansão de setores-chave como indústria, comércio e serviços. Além disso, o estado alcançou a menor taxa de desemprego em uma década, criando novas oportunidades de trabalho em diversas regiões.
Segundo o governador Jorginho Mello, a diversidade econômica é um diferencial para Santa Catarina. “Vivemos um momento positivo, com setores como a indústria crescendo mais de 7%, o que impulsiona exportações, transportes e comércio. Nosso turismo, inovação e agricultura também seguem como referências, projetando Santa Catarina no cenário nacional e internacional.”
Liderança regional e impacto nacional
Dados do Banco Central destacam que o desempenho catarinense supera os de estados vizinhos como Rio Grande do Sul (4,3%) e Paraná (2,7%), além de outros da região Sudeste, incluindo São Paulo (4%), Espírito Santo (3,3%), Minas Gerais (3%) e Rio de Janeiro (2,3%).
O secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, atribui os bons resultados a políticas públicas focadas na geração de empregos e estímulo ao empreendedorismo. “O número de empresas abertas é recorde, especialmente entre micro e pequenas empresas, evidenciando o vigor da economia local. Esses avanços são motivo de orgulho para o povo catarinense.”
Sul é destaque entre as regiões
Em termos regionais, a região Sul apresentou o segundo maior crescimento do país, com 4,1%, ficando atrás apenas do Norte, que liderou com 4,8%. A média nacional foi puxada por essas duas regiões, enquanto o Centro-Oeste registrou o menor avanço, com 2,6%.
Ranking das regiões:
1º – Norte: 4,8%
2º – Sul: 4,1%
3º – Nordeste: 4%
4º – Sudeste: 3,4%
5º – Centro-Oeste: 2,6%
Média Nacional: 3,8%
Da redação
Fonte: Secom
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
