Disputa por voto bolsonarista fica acirrada em SC
Para surpresa de zero pessoas que acompanham a política catarinense, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), se anunciou pré-candidato ao Governo do Estado na eleição de 2026.
Reeleito com uma votação esmagadora (mais de 83%), Rodrigues antecipa o debate eleitoral em Santa Catarina. Está correto, porque já começa a buscar futuros aliados para sua empreitada e também sinaliza ao Governo que existe oposição, algo que até agora Jorginho Mello (PL) não enfrentou.
Mas, por trás desses movimentos todos existe outras preocupações que mexem com a cabeça da turma do Governo. João Rodrigues é amigo do ex-presidente Jair Bolsonaro, que mesmo inelegível, ainda exerce um fascínio na mente da maioria do eleitorado catarinense.
É incrível, mas conheço gente seria que assim como o personagem da música “Tua cantiga”, do Chico Buarque, largaria mulher e filhos para sair pelo mundo atrás do Mito. A diferença desses para o da música é que lá o personagem larga tudo por uma mulher.
Nós teremos em 2026, em se confirmando as duas candidaturas, a estadualização do que ocorreu em São José, onde Orvino e Adeliana passaram a campanha inteira tentando provar quem era mais bolsonarista. Orvino, que foi até a São Paulo só para pegar um voo com o ex-presidente, se deu melhor e venceu a eleição.
Esses movimentos mostram claramente que ex-presidente terá uma guarda compartilhada em Santa Catarina. De um lado Jorginho Mello e de outro João Rodrigues disputando para saber quem fica com o “legado bolsonarista” no Estado.
Nesta semana mais um sinal. O PSD filiou o tal Sidney Vasquez, ex-superintendente da PRF, que foi preso acusado de tentar impedir que eleitores votassem em candidatos do PT, em 2022.
Ele ainda ganhou um cargo de secretário em São José, tendo no seu currículo, como principal ponto a amizade e a lealdade a família Bolsonaro.
Vale lembrar que na eleição do ano passado, Bolsonaro e Jorginho uniram-se em duas eleições em Santa Catarina e levaram taco. Balneário Camboriú e Criciúma, ambas vencidas por candidaturas do PSD.
Vamos nos preparar para passarmos quase dois anos ouvindo duas correntes políticas brigando para ser o mais bolsonarista, ao invés de discutir os verdadeiros problemas de SC.
E na sua opinião: quem é mais bolsonarista? João Rodrigues, que nunca fez aliança com o PT, ou Jorginho Mello, que como deputado federal fez parte da base da presidente Dilma? Ou Jair Bolsonaro, fora da eleição, pouco ou nada vai interferir em SC?
Texto por Frutuoso Oliveira
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI