Casan afirma que resultados em amostras de água em Canasvieiras são otimistas
A Casan iniciou esta semana a coleta e análise de água em seis pontos do Norte da Ilha com o objetivo de acompanhar a condição ambiental da praia de Canasvieiras e dos rios do Braz e Papaquara. A ação está associada a medidas voltadas a amenizar os efeitos da poluição no rio do Braz.
Segundo a assessoria de imprensa, o monitoramento será realizado durante um mês, mas dados preliminares já mostram resultados positivos em relação à coliformes fecais nas amostras da água do mar de Canasvieiras, coletadas em um ponto em frente à foz do rio do Braz, fechada esta semana. "O resultado foi de menos de 100 coliformes fecais em 100 mililitros de água, quando a legislação permite até 1000 coliformes fecais nesse volume", afirma a assessoria. São analisados parâmetros de oxigênio dissolvido, ph, nitrogênio, fósforo, sólidos suspensos, demanda química de oxigênio (DQO), cloretos e coliformes fecais.
“É importante ficar claro que a Casan já faz esse tipo de análise. Agora estamos intensificando no Norte da Ilha, colocando mais pontos e realizando as coletas diariamente para investigar de perto qualquer anormalidade”, explica o engenheiro da Gerência de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da CASAN, Alexandre Trevisan. Ele diz que o monitoramento periódico de diversos parâmetros é realizado em todas as baías ou cursos d´água que recebem efluentes de estações de tratamento de esgotos. As análises são realizadas nos laboratórios de esgotos da Companhia.
Onde são realizadas as coletas:
Em frente a foz do rio do Brás (água do mar),
Dois pontos do rio do Brás,
Saída do efluente da ETE Canasvieiras,
Canal que recebe esse efluente,
Um ponto no rio Papaquara.
Da redação