00:00
21° | Nublado

Qualidade da água pós chuvas pode trazer complicações

Relatório de balneabilidade foi suspenso após enxurradas afetarem o litoral catarinense. (Foto: Arquivo/Secom)

Publicado em 19/01/2025

Em função das recentes chuvas que atingiram diversos pontos do litoral catarinense, com precipitações superiores a 250 mm em algumas localidades, e os consequentes danos materiais em balneários, rodovias, desmoronamentos de barreiras e movimentação hídrica que carreou detritos ao mar, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), informa sobre a impossibilidade de emissão do relatório de balneabilidade previsto para a última sexta-feira, 17.

Diante deste cenário, o IMA recomenda aos banhistas que tenham cautela ao utilizar as águas balneárias, especialmente em locais próximos a deságues, braços de rios, valas e tubulações. “Além da análise da qualidade sanitária das águas, é essencial observar a segurança do local, respeitando as sinalizações, placas, bandeiras e até mesmo avisos sonoros”, reforça o gerente de Laboratório e Medições Ambientais do IMA, Marlon Daniel da Silva.

Adicionalmente, o IMA ressalta a importância de evitar o contato com águas de enchentes, pois estas podem transportar diversos contaminantes, representando risco à saúde, incluindo a possibilidade de transmissão de doenças como a leptospirose.

“Com as ações coordenadas pelos órgãos governamentais previstas para a próxima semana, acreditamos na resposta bastante positiva com relação ao uso dos nossos municípios e balneários. Nesse momento, é fundamental que todos mantenham a calma, cautela e cuidados com a higiene pessoal, alimentação e hidratação”, recomenda Marlon.

Os dados mais recentes de balneabilidade foram divulgados no relatório nº 22 nesta quinta-feira, 16, e todas as informações, comparativos e considerações técnicas podem ser conferidos na íntegra neste link.

Coletas de balneabilidade ficarão suspensas na próxima semana

Devido à enxurrada no litoral, o serviço de coleta de balneabilidade nos pontos monitorados também ficará suspenso na próxima semana entre os dias 20 e 24 de janeiro.

O trabalho é executado, regularmente, pelo Corpo de Bombeiros Militar, que possui uma parceria com o IMA, mas em virtude da necessidade emergencial do efetivo estar direcionado a prestar auxílio à população atingida pelas fortes chuvas, o roteiro de coletas não poderá será realizado.

O serviço voltará à normalidade na segunda-feira, 27, assim como, a emissão e a divulgação dos relatórios atualizados pelo Instituto.

Atenção aos banhistas

A orientação para os usuários é que sempre evitem o banho de mar por até 24/48 horas após a ocorrência de fortes chuvas, principalmente, nas proximidades da desembocadura de rios e tubulações, pois grandes precipitações pluviométricas podem potencializar a impropriedade.

Nas chuvas, além da elevação do lençol freático, ocorre a lavação das ruas, bem como, das galerias e/ou valas ditas pluviais, que acabam chegando aos balneários e podem afetar diretamente a balneabilidade.

No site, as informações são atualizadas automaticamente e todo cidadão pode acompanhar os últimos relatórios emitidos, bem como, o resultado mais atualizado da propriedade de cada ponto, basta clicar nas bandeirinhas que aparecem no mapa ou conferir o menu ‘histórico’.

 

 

Da redação

Fonte: Secom

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI