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Nova tecnologia de sincronização será instalada nos semáforos da Capital


Publicado em 02/03/2016

O novo sistema de semáforos da Capital será programado para mudar o plano de sincronização dependendo das condições meteorológicas do dia para melhorar a fluidez do trânsito. Com essa tecnologia, os agentes de trânsito poderão alterar o funcionamento dos semáforos com apenas um clique e os motoristas poderão interagir com os agentes pelo número 153 da Guarda Municipal relatando problemas ou filas fora do comum. A previsão é que a conclusão da implantação seja feita até o final de abril.

O gerente de trânsito Leandro Marques programou dois planos de sincronização que levam em consideração as características particulares do trânsito de Florianópolis. Um é especial para os dias de chuva, quando muitos vão aos shoppings da cidade: “Vamos deixar um plano de sincronização pronto para estas situações, diminuindo ou aumentando o tempo do semáforo em ruas que levam aos shoppings” conta Leandro. O outro plano programado é para os dias de céu claro e finais de semanas, quando as pessoas se dirigem mais às praias do que ao centro da cidade, por exemplo. Nesse caso, as vias que dão acesso às praias terão maior fluidez. 

A Dataprom, empresa especializada que venceu a licitação, irá instalar 134 sistemas de controle de trânsito espalhados em áreas estratégicas da cidade. O sistema é o mesmo utilizado em grandes metrópoles, como São Paulo e Rio de Janeiro. Os sistemas ficam dentro de caixas no solo e não são percebidos pelos motoristas. Elas funcionam como CPU´s de computadores, onde softwares de última geração irão controlar 630 semáforos da cidade.

Na rua Deodoro, ficará a central de monitoramento. Lá, seis telas em LED (chamadas tecnicamente de videowal) irão funcionar como “telas de computador”, das 134 “CPU´s” espalhadas pela cidade. Nelas estarão todos os 630 semáforos da cidade, enviando informações em tempo real sobre o trânsito. Com um clique, os agentes de trânsito poderão alterar a sincronia de um semáforo, fazendo o trânsito fluir na direção que for necessário.

O software utilizado no sistema permite monitorar o fluxo da via, determinar planos específicos para mudança da sincronia em horários determinados e estabelecer pedidos de mudança eventuais. O investimento total foi de R$5,5 milhões com instalação iniciada em janeiro de 2016. 

Da redação