00:00
19° | Poucas Nuvens

PARA TODA A VIDA
Tarefas diárias são ensinadas aos pequenos em período escolar como forma de aperfeiçoar suas capacidades

Cuidados com o meio ambiente, como molhar as plantas, e a prática do bordado para o desenvolvimento da concentração, aguçam a curiosidade dos pequenos

Publicado em 18/05/2015

Independência, desenvolvimento da coordenação motora ampla e fina e concentração são habilidades desenvolvidas na Vida Prática, atividades realizadas pelo Centro Educacional Menino Jesus (CEMJ) que contribuem para o desenvolvimento de habilidades que serão utilizadas em outras áreas do conhecimento. Segundo a coordenadora Janete Santana, os exercícios fazem parte da vida da criança, do seu cotidiano, da relação com os meios familiar e escolar. Por exemplo: em seu quarto, com seus objetos. “Todas as propostas aperfeiçoam as percepções sensoriais, a independência, a concentração e o sentido de ordem”, diz.

Cuidar das plantas: é uma forma da criança desenvolver o cuidado com o ambiente e conquistar o mundo, gradativamente. Indiretamente vai estabelecendo relações entre diferentes tipos de folhas dos vegetais, aprofundando conhecimentos da botânica. 

Bordar: exercício que favorece o desenvolvimento da concentração e coordenação motora fina. 

Ensinando em casa

A criança quer e precisa ser um participante ativo na vida familiar, contribuindo o quanto for capaz. Em casa, prepare alguns materiais para o tamanho de seu filho, para que ele possa ajudá-lo nas tarefas diárias. Uma vassoura do tamanho da criança, jarras pequenas para que ela possa colocar seu leite e suco são alguns exemplos. Deixe, permita que seu filho termine suas atividades no seu tempo. Lembre-se: a criança está construindo o adulto que se tornará no futuro.

Fonte: Janete Santana – coordenadora CEMJ