00:00
19° | Poucas Nuvens

Escolha pra vida
Mariana e Luis Eduardo são parceiros em casa e nos jogos de Tênis

Tênis também une irmãos nas quadras. Foto: arquivo

Publicado em 16/03/2016

São muitas as razões para a prática frequente de atividades físicas, dentre elas: melhora do desenvolvimento motor, construção de ossos e músculos fortes, desenvolvimento da flexibilidade, melhora da autoestima e promoção de novas amizades. Por isso, os pais precisam incentivar desde cedo sua inclusão na rotina dos filhos. Neste ano de Jogos Olímpicos no Brasil, o Imagem da Ilha mostra perfis de crianças que escolherem alguma modalidade da competição como favorita.

É o caso de Mariana Werner, 9 anos, que escolheu o Tênis a exemplo do irmão, Luis Eduardo, que completa 15 anos em abril. A modalidade estreou nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896. No Brasil, o esporte ganhou reconhecimento através do tenista Gustavo Kuerten, que serve de inspiração para os irmãos, assim como Roger Federer, Novak Djokovic, Rafael Nadal e Serena Williams.

Os dois compartilham as experiências dos jogos e contam com o apoio da mãe, Edna, para acompanhá-los nos treinos, e também do proprietário da escola de tênis, o educador físico Fábio Hardt, que está sempre atento ao desenvolvimento deles no esporte: “Colhemos dados físicos e comportamentais dos alunos a cada seis meses para avaliar como eles progridem”, explica Fábio.

Foto:Os irmãos contam com o apoio da mãe, Edna, para acompanhá-los durante as atividades

 

Rotina

O desempenho já trouxe recompensa. Luis Eduardo agora concilia os estudos e a prática do esporte com o trabalho no local que tanto gosta: a escola de Tênis. “Tenho prazer em estar aqui”, afirma o garoto que sempre praticou esportes diversos até se apaixonar pelo Tênis. A disciplina está presente na vida dos irmãos, desde a hora em que acordam até quando vão dormir. Um exemplo disso é que eles são fãs de alimentos preparados em casa e que ofereçam os nutrientes que precisam para obter energia, como arroz e feijão, frutas e sucos.

Para os pais e cuidadores:

- Seja ativo(a) quando estiver com as crianças;
- Inclua atividades físicas em programas familiares;
- Estimule a ida à escola caminhando ou de bicicleta;
- Pense em uma atividade física quando ouvir: “não tenho nada para fazer, estou entediado”;
- Esteja sempre preparado para realizar com a criança uma atividade física, tendo em casa ou no carro bola, bicicleta e brinquedos interativos como o frisbee (disco de plástico que serve para jogar em rotação);
- Encoraje a criança a trocar TV, computador e jogos eletrônicos por atividades esportivas;
- Negocie tempo de utilização de computadores, TV e eletrônicos;
- Quando presentear a criança, compre brinquedos que estimulem a atividade física como bicicletas, skates, cordas, entre outros.

  Foto: O educador físico Fábio Hardt está sempre atento no desempenho de Mariana e Luis Eduardo nos treinos

  Da redação