00:00
14° | Poucas Nuvens

Um clássico reinventado
Hambúrguer ganha nova roupagem, com alternativas ingredientes e molhos que fogem do tradicional

Saute, do Gourmet Burger Market: hambúrguer de picanha, cogumelos salteados em alho poró e azeite de ervas, queijo gruyere, relishde tomate, alface americana emincé, mini folhas e brotos

Publicado em 09/10/2013

Não se sabe ao certo quando e onde ele surgiu. O que se sabe é que através dos anos, o hambúrguer tornou-se um dos principais alimentos de preparo rápido mundo afora, sendo carro chefe de grandes redes mundiais. Mas, o que primeiramente era uma mistura de pão com carne moída prensada, aos poucos foi sendo adaptado com outros ingredientes como queijo e vegetais e ganhou versões mais consistentes. Atualmente, ele apresenta novas roupagens, com molhos selecionados e não é feito somente de carne bovina. Tem hambúrguer pra todos os gostos e ele pode ser chamado de gourmet, devido à variedade de sabores e elementos utilizados em seu preparo.

Salmão e carne de soja fazem parte do menú de hambúrgueres do Gourmet Burger Market, em Coqueiros. A ideia dos sócios Augusto Peron e do chef Lucas Ramos, ao abrir o restaurante há menos um ano, era oferecer ao cliente uma sensação única, mesclando os ingredientes selecionados com a atmosfera do local. “Quando tivemos a ideia de abrir uma hamburgueria gourmet em Floripa, sabíamos que um dos nossos principais concorrentes seria o tradicional x-salada. Cada bairro tem um, dois, três lugares que vendem bons sanduíches, e que todo mundo adora, mas tínhamos que fazer diferente”, destaca Augusto.

A partir daí, eles tiveram o cuidado de pensar num cardápio e num local que agradasse aos grupos de amigos, famílias e casais, com ideias trazidas do exterior. “A gente oferece, por exemplo, opções para quem é vegetariano. E também uma vez, uma pessoa nos contou que há anos não comia um hambúrguer fora de casa porque não encontrava um lugar onde houvesse pão sem glúten. Aqui, nós temos essa opção”, acrescenta.

Um dos diferenciais, de acordo com ele, é criar novas receitas a partir de ingredientes de cada estação. “Nesse inverno fizemos o Serrano, um hambúrguer de Frescal serrano com pinhão, que ficou durante mês de frio e todos adoraram”, comemora.

Vontade de inovar

Foi após uma viagem para Sausalito, na Califórnia, que o empresário Marcelo Vitorino, da Sanduicheria da Ilha, trouxe recentemente a ideia de acrescentar ao cardápio da sua rede de restaurantes uma seleção de gourmet burguers. Para a elaboração dos seis sabores, dentre eles Burguer Ovelha, BauruChic e Vegetariano, o empresário teve o auxílio do chef de cozinha Felipe Lummertz, formado pela escola Le CordonBleu, na França.

A inserção dos novos produtos, segundo o empresário, é uma das novidades para o verão. Os hambúrgueres gourmet já estão sendo oferecidos na loja da Avenida Beira-mar Norte e incorporados ao cardápio das outras lojas da rede. “Estão fazendo o maior sucesso”, comemora Marcelo.

Os sanduíches apresentam recheios abundantes, sendo 180 gramas de carnes, e generosas porções de queijos, como o gorgonzola, e cogumelo shitake, dentre os ingredientes selecionados.

Burguer da Casa, da Sanduicheria: 180 gramas de carne bovina preparada artesanalmente, alface, tomate, queijos gouda e mussarela

 Gabriela Morateli