00:00
21° | Nublado

Um brinde aos avós que mimam os seus netos!
Sommelière seleciona rótulos especiais para celebrar a data daqueles que unem e enchem as famílias de carinho e amor

Confira uma seleção de vinhos portugueses em homenagem ao local de surgimento da data (Foto: Reprodução/Internet) **Clique na imagem para ampliar

Publicado em 25/07/2022

Há quem diga que os avós são pais duas vezes, que mimam os netos, mas uma coisa é certa: eles são os responsáveis pela intensidade de sentimentos que permeia e une a família. Não é à toa que o almoço na casa dos avós é um evento! E, para celebrar todo esse carinho, cuidado e gratidão, nesta terça-feira. dia 26 de julho, é celebrado o Dia dos Avós.

A data foi criada em Portugal graças à campanha de Dona Aninhas, como era conhecida a portuguesa Ana Elisa do Couto (1926-2007), em Penafiel, cidade de 15 mil habitantes na região do Porto. Dona Aninhas foi uma avó portuguesa que iniciou o movimento para dar visibilidade aos avós, pois achava que ninguém dava o merecido valor aos avôs e avós. E, assim, na década de 1980, decidiu se tornar uma missionária da causa.

A Wine preparou uma seleção de vinhos portugueses, uma homenagem ao local de surgimento da data, para presentear os avós e viver muitas histórias boas.

Para brindar

Para começar, Thamirys Schneider, sommelière da Wine, sugere um brinde com o Espumante Pedro Teixeira Prestige I.G. Beira Atlântico, um exemplar elaborado pelo método tradicional em que uma segunda fermentação ocorre em garrafa. Feito com as uvas Bical (60%) e Arinto (40%), uvas típicas portuguesas, permanece 9 meses engarrafado gerando borras, o que agrega mais complexidade e cremosidade à bebida. É um espumante perfeito para momentos de lazer, acompanhado de iguarias à base de peixe, carnes brancas grelhadas e até sobremesas.

O charme dos rosés

Casa de vó geralmente tem muitos quitutes, petiscos e comidas, certamente um mimo para cada neto. Nessas ocasiões, nada melhor do que um vinho rosé, que tem em sua essência a versatilidade, além, claro, de ser leve, descontraído e agradar com facilidade. Aposte no JP Azeitão Seleção do Enólogo Syrah Rosé 2020, um rosé elaborado pela uva Syrah na Península de Setúbal que traz um estilo jovem, frutado e fácil de beber. Integrante de uma linha especial, assinada pelos enólogos da Bacalhôa, um dos mais importantes grupos vitivinícolas de Portugal, esse vinho pode ser apreciado sozinho ou harmonizado, vai ser perfeito para aqueles momentos de muitas prosas com os seus avós!

Os tintos caem bem

Os pratos preparados pelos avós costumam trazer uma certa untuosidade, sejam nas frituras, feijoada, torresmo ou em receitas preparadas com muitos temperos. Uma ótima opção para esses momentos são vinhos tintos com uma acidez vibrante para compor estes pratos e ajudar a limpar essa untuosidade no paladar. Com isso, a dica da especialista é o Burmester D.O.C. Douro Tinto 2019, um exemplar produzido no Douro, Portugal, com as uvas Tinta Roriz, Touriga Nacional e Touriga Franca. Este rótulo passa nove meses em barricas usadas de carvalho francês e americano, o que agrega complexidade, sem interferir nas características naturais das uvas. Uma opção frutada, macia no paladar, com admirável elegância e vibrante.

Na mesa de jantar

Para momentos especiais, que unem a família na mesa de jantar, leve o Vinha do Esponjeiro Reserva Regional Lisboa Touriga Nacional 2019, vinho elegante, estruturado, envolvente e com final longo e marcante. 40% dele passa por barricas de carvalho francês por dezoito meses e o restante em tanques de aço inox, o que proporciona complexidade e arredonda a bebida, mantendo o sabor natural da uva. A vinícola Quinta de S. Sebastião utiliza técnicas sustentáveis por meio de uma enologia pouco interventiva, privilegiando fertilizantes orgânicos e leveduras indígenas. Este compromisso com o meio ambiente reflete em uma safra excelente que foi a de 2019 em Lisboa, resultando em vinhos de alta qualidade! O resultado: um vinho estruturado e marcante que inclusive é pontuado pela Wine Enthusiast.

Hora da sobremesa

E por fim, nada melhor do que um vinho que compõe com maestria o momento da sobremesa: Porto Burmester Tawny! Este rótulo é assinado pela Burmester, uma das vinícolas mais tradicionais do Douro, que conta com mais de 260 anos de história. Este vinho tem sedutores aromas de frutas maduras e secas, com notas de baunilha e castanhas. No paladar, possui acidez equilibrada com a doçura, notas frutadas, de caramelo e amadeiradas. Excelente opção para aquele momento que você irá sentar com seus avós e aproveitar a sobremesa recheada de muitas histórias!

Comemore o Dia dos Avós, aproveite cada momento e torne a celebração ainda mais memorável com uma boa taça de vinho. Tim-tim!

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para voltar a página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI