00:00
21° | Nublado

Toda a versatilidade da banana

Foto: Reprodução

Publicado em 07/10/2021

Você sabe responder quantos quilos de banana você consome por ano? De acordo com o levantamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), os brasileiros consomem anualmente cerca de 25kg da fruta por pessoa. E não é para menos! Ela é versátil, acessível, saborosa e apresenta diversos benefícios. Entre os principais, garante o bom-humor, estimula a criatividade e aumenta a energia e o bem-estar.

“A banana possui serotonina, um neurotransmissor fundamental para o organismo. Ele ajuda a regular o sono, a diminuir a ansiedade e é responsável pelas mudanças de humor, que também influenciam na criatividade. Se tivermos bem humorados, consequentemente, estaremos mais criativos, garantindo processos saudáveis. Quando o corpo não produz serotonina aumentam as chances de ter insônia, ansiedade, perda de memória, transtorno alimentar e estresse”, afirma a nutricionista de Chapecó, Letícia Tizziani.

Esses benefícios são resultados da concentração de triptofano e magnésio, que relaxam a mente e o corpo. A banana também é rica em fibras, potássio, vitaminas B6 e C, leucocianidina e é uma excelente fonte de carboidrato. “Todos esses nutrientes ajudam a regular o intestino, diminuem o apetite, reduzem a pressão arterial, fortalecem o sistema imunológico, melhoram a saúde do coração, evitam cãibras musculares, aumentam a energia para a prática de atividades físicas e previnem o envelhecimento precoce, o câncer de cólon e a formação de úlceras gástricas”, destaca Letícia.

A nutricionista ainda explica que a banana verde possui maior quantidade de fibras e pode ser incluída no cardápio de diversas formas, desde o preparo de biomassa, massa de macarrão até chips de banana. “Conforme a banana amadurece as fibras se transformam em açúcares naturais, ideais para incluir em pratos tradicionais, como arroz e feijão. Outras alternativas são os sucos, vitaminas e salada de frutas. O importante é acrescentá-la nas refeições e, de preferência, comê-la crua”, complementa a nutricionista. 

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp