00:00
21° | Nublado

Toca de Jurerê está de volta
Talento e superação marcam a trajetória do chef de cozinha e empreendedor Adilson Lucinda

Autodidata, Lucinda começou a cozinhar há mais de três décadas e, desde então, recebeu diversas premiações por suas habilidades com os frutos do mar. Ao seu lado, o cozinheiro Fabiano, que o acompanha na cozinha há muitos anos (Foto: HBN/Imagem da Ilha)

Publicado em 11/12/2019

Foi de supetão que Adilson Lucinda entrou no mundo da gastronomia. Recém-saído do exército, na década de 1980, e com o filho que acabara de nascer, conseguiu um emprego que seria uma grande oportunidade profissional e o início de sua trajetória. Desde então, ele vislumbrou o seu mundo em meio às panelas e aos frutos do mar, os quais viraram a sua especialidade na cozinha.

Tudo começou no antigo restaurante Toca da Garoupa, no centro da cidade, no qual foi contratado como auxiliar de cozinha. “Foi lá no início que aprendi a preparar o meu primeiro camarão a milanesa”, lembra. Em pouco mais de duas semanas, após a saída do chef de cozinha, ele assumiu o comando das preparações do restaurante, cargo que ocupou por 24 anos até surgir a oportunidade de empreender em seu próprio negócio. “Nesse tempo todo fui atrás de livros, cursos e outros aprendizados. Me apaixonei pelo ofício e não larguei mais”, conta.

A primeira empreitada foi a abertura, em sociedade, do restaurante Toca de Jurerê, em Jurerê, nos anos 2000. O sucesso foi tanto que logo em seguida Lucinda e o sócio abriram também uma filial, um pouco menor, na rua Demétrio Ribeiro, no centro, próximo a Beira-Mar Norte. Porém, desentendimentos entre os dois gestores culminaram em uma intervenção judicial e a dissolução dos negócios.

Foi então que Lucinda focou em sua carreira solo: em 2014 inaugurou o Toca de Santo Antônio, em Santo Antônio de Lisboa, com a mesma proposta dos outros restaurantes de ser referência em frutos do mar em Florianópolis. Porém, os resultados não foram como esperados e, após dois anos no local, as portas do estabelecimento foram fechadas e ele retornou ao bairro onde deixou seu coração.

A abertura do Iguarias Cozinha do Mar, em Jurerê, há três anos, reacendeu em Lucinda o mesmo entusiasmo inicial de quando começou sua carreira. Desde então, ele vibra com a visita dos clientes de anos atrás que até hoje frequentam seu restaurante para saborear pratos como a famosa moqueca. O segredo de suas preparações ele não esconde: “o frescor da matéria-prima e o amor pelo que se faz”, revela.

A reviravolta

Em agosto deste ano, Adilson Lucinda ganhou a ação judicial que estava em andamento e o direito de, após cinco anos, estar à frente do Toca de Jurerê no espaço original da marca que fez tanto sucesso. “Agora, os clientes dizem que o verdadeiro Toca de Jurerê voltou”, orgulha-se. Ao seu lado, no comando das panelas está o cozinheiro Fabiano Matos, que o acompanha nos restaurantes desde 1996.

Os pratos premiados do chef Lucinda, que fizeram parte do seu cardápio ao longo desses anos, continuarão no script do novo “Toca”, porém, o cardápio completo poderá ser apreciado a partir do dia 15 deste mês. Agora, para supervisionar os dois restaurantes em Jurerê, Lucinda conta com uma equipe especial. Sua filha Samantha comanda o Iguarias do Mar que, desde 2014 tem como chef o baiano Marcelo Mathias. Já o Toca de Jurerê é comandado por Lucinda juntamente com o gerente Fabiano.

Da redação