00:00
21° | Nublado

Ser saudável é uma filosofia de vida
Aprenda a diferença entre veganismo e vegetarianismo e como adotar hábitos alimentares saudáveis no seu dia-a-dia

(Fotos: Divulgação)

Publicado em 07/11/2017

No meio de tantas crises políticas e econômicas vivemos também uma crise altamente tóxica: a falta de carinho e cuidado com o meio ambiente. Desta reflexão surgiu a ideia da coluna deste mês. Falar sobre a diferença entre duas palavras que muitas vezes são confundidas ou usadas de forma incorreta.

A preocupação com a saúde, os hábitos alimentares saudáveis e um meio ambiente sustentável está crescendo e virando um estilo de vida para um grande número de pessoas pelo mundo. As dietas vegetarianas e veganas estão em alta na gastronomia e cada vez mais presentes nas casas, bares e restaurantes. Mas, você sabe qual é a diferença entre ser vegetariano e ser vegano?

Basicamente as duas não incluem carne nos seus cardápios, mas este é só o começo da história! O vegetarianismo é uma dieta à base de alimentos de origem vegetal. No entanto, existem alguns vegetarianos que não comem a carne animal, mas comem seus derivados como ovos, leite e queijo. Já o veganismo é uma filosofia de vida. Além da dieta totalmente vegetariana também exclui o uso de tudo o que vem do mundo animal. Como couro, cremes, xampus e até mesmo remédios testados com animais.

É importante deixar claro que:

- Os vegetarianos adotam uma dieta restritiva do que vem do mundo animal.

-Os veganos, além da dieta restritiva de tudo que vem do mundo animal, têm também um estilo de vida que bane de seu dia-a-dia tudo tudo o que possui exploração e maus tratos dos animais.

- Uma coisa ambos têm em comum: tanto vegetarianos quanto veganos priorizam um estilo de vida saudável!

Os dois adotam uma alimentação orgânica e valorizam hábitos menos sedentários e mais sustentáveis em relação ao ser humano, aos animais e à natureza. Podemos dizer que ser vegetariano ou vegano, é ter uma filosofia de vida sustentável.

Estive em Porto Alegre na semana passada e conheci alguns bares, cafés e restaurantes com esta filosofia sustentável. Fiquei encantada e admirada com o número de pessoas frequentando estes locais cheios de charme e sustentabilidade. Parabéns! Agora para fechar a coluna, aprenda como fazer uma receita super saudável, que tenho certeza que você vai amar!

Receita

Macarrão de Abobrinha

Ingredientes

•          3 abobrinhas grandes

•          1 cebola média picada

•          2 dentes de alho picados

•          200g de cogumelos shiitake

•          3 colheres de sopa de shoyu

•          Sal e pimenta do reino

•          Azeite de oliva

Modo de Fazer

Sabe aquele raspador de cenoura bem básico que também dá para fazer as raspinhas de limão?  Então, você vai usar este mesmo para fazer as tirinhas com a abobrinha. Vai ficar um “spaghetii” de abobrinha. Reserve.

Doure a cebola e o alho com azeite de oliva, acrescente os cogumelos fatiados , refogue um pouco e acrescente o shoyu. Deixe reduzir por alguns instantes e misture a abobrinha. Deixe ela bem soltinha e apague o fogo. Tempere com sal e pimenta do reino e sirva em seguida.

Super fácil de fazer e você pode servir com uma salada ou mesmo uma carne ou peixe - se você não for vegetariana nem vegana, né?

 


Sobre o autor

Ceres Azevedo

Digital Influencer/ Lifestyle Mulheres 50+


Ver outros artigos escritos?