00:00
21° | Nublado

SABORES DA COZINHA - 1ª QUINZENA DE NOVEMBRO

Foto: Reprodução

Publicado em 13/11/2014

Molhos irresistíveis 

Seguindo a linha da última coluna, em que falei sobre o molho pesto, darei sequência falando sobre alguns outros molhos italianos. Afinal, uma boa massa pede sempre um molho saboroso, e neste quesito os italianos são especialistas.

O ponto da massa deve ser “al dente”, que também é uma denominação italiana, ou seja, macio, mas com textura firme. Podemos enumerar diversos molhos que estamos acostumados a ver nos cardápios de restaurantes ou casas de massas: à bolonhesa,à putanesca, ao sugo, à carbonara, à matriciana, pomodoro, enfim, todos de origem italiana.

O molho à putanesca é um dos mais famosos da gastronomia italiana. À base de molho de tomate, anchovas, azeitonas e manjericão, é forte, muito saboroso e aromático. Uma combinação perfeita de peixe e vegetais envolvem a massa, deixando-a suculenta. Ingredientes fáceis de serem conservados e transformados em uma refeição muito saudável e consistente. Hoje deixo para vocês a receita deste delicioso molho.

Na próxima coluna vamos conhecer um pouco sobre outro molho italiano e aproveitar os ingredientes à base de vegetais que podem ser consumidos até mesmo frios ou em temperatura ambiente, adequando-se perfeitamente às altas temperaturas de nossa primavera e verão. Um ótimo mês a todos e nos encontramos em dezembro!

Molho à putanesca

Ingredientes:

- 4 filés de anchova
- 1 dente de alho picado
- 1 cebola picada
- 1 lata de atum
- 4 colheres (sopa) de azeitonas pretas sem caroço
- 1 colher (sopa) de alcaparras
- 1 lata de tomate pelado
- Azeite de oliva, sal e pimenta
- Folhas de manjericão

Modo de Fazer: Em uma panela refogue a cebola e o alho no azeite de oliva. Acrescente o atum, os filés de anchova, os tomates pelados picados e as folhas de manjericão. Após alguns minutos acrescente as alcaparras, as azeitonas, sal e pimenta (a seu gosto) e deixe o molho apurar até ficar em uma consistência homogênea. Enquanto isso cozinhe a massa de sua preferência. Agora é só servi-los junto e pronto. Rápido e muito saboroso! Bom apetite!


Sobre o autor

Ceres Azevedo

Digital Influencer/ Lifestyle Mulheres 50+


Ver outros artigos escritos?