00:00
21° | Nublado

Dia Mundial Sem Carne: pandemia trouxe hábitos mais saudáveis

Menor impacto ao meio ambiente, futuro sustentável e benefícios à saúde são algumas das consequências de uma dieta livre de carne animal (Foto: Reprodução)

Publicado em 10/03/2021

A busca por uma vida mais saudável é uma preocupação cada vez mais frequente entre os brasileiros. Em estudo realizado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP, aponta que a mudança de hábito em virtude da busca por uma alimentação saudável teve aumento de 40% para 44,6% durante a pandemia. Além de incluir nas refeições diárias mais frutas, verduras e legumes, a diminuição do consumo de carne de origem animal também é benéfico para a saúde.

Neste sábado, dia 20 de março, é celebrado o Dia Mundial Sem Carne, data que visa conscientizar as pessoas sobre os impactos negativos que uma dieta com proteína animal causa ao meio ambiente. “Sabemos que, para quem tem o costume, parar de consumir carne de origem animal de um dia para o outro, pode ser difícil. Por isso, sugerimos ir reduzindo o consumo aos poucos para a eliminação completa ou para limitar a ingestão por um ou dois dias na semana”, sugere a engenheira de alimentos Erika de Almeida. 

É esse o pensamento da designer Ana Lesniowski, que decidiu há poucos meses reduzir o consumo de carne animal. “Minha principal motivação foi a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade. Estou reduzindo lentamente durante as refeições da semana até me adaptar. Sinto que estou fazendo a minha parte”, comenta.

Adotar uma dieta de base vegetal traz inúmeros benefícios para a saúde. Uma pesquisa do The Good Food Institute Brasil (GFI), em conjunto com o Ibope, mostra que o mercado plant based passou de tendência à realidade no Brasil: metade dos brasileiros reduziu o consumo de carne nos últimos 12 meses de pandemia. Um cardápio com menor quantidade de carne vermelha contribui com o meio ambiente e gera impacto positivo no corpo humano.

Ao longo dos anos, a nutricionista Luana Zapelini alterou os seus hábitos alimentares até eles se tornarem isentos de carnes e derivados de animais. Ela é adepta da alimentação plant based, ou seja, baseada em vegetais, e explica os benefícios: “Já foram realizadas diversas pesquisas comprovando que a proteína animal envelhece e adoece, e as melhores opções são as proteínas vegetais. O excesso de carne acidifica o nosso sangue e contém bactérias ruins chamadas cadaverinas e putrefinas, que acabam causando um desequilíbrio da nossa microbiota intestinal chamado disbiose. A consequência é a redução do sistema imune e má absorção de nutrientes. Ou seja, apesar da pessoa consumir carne, muitas vezes tem deficiência de vitaminas pois a sua absorção fica prejudicada”, explica.

Ela destaca ainda: “uma pessoa que tem uma alimentação equilibrada, alcalina e anti-inflamatória, à base de comida de verdade e proteínas vegetais, acaba equilibrando a microbiota intestinal com bactérias boas, e com isso melhora a absorção de nutrientes”.

RECEITAS

FEIJÃO BRANCO COM ABÓBORA E ALHO PORÓ



Ingredientes:

1 xícara (chá) de feijão branco cozido com grãos inteiros e ao dente
1 xícara (chá) de abóbora moranga cortada em cubos médios
1 xícara (chá) de cenoura em cubos pequenos
1 cebola pequena picada
3 colheres (sopa) de alho-poró em rodelas finas
3 colheres (sopa) de cebolinha picada
1 colher (sopa) de azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela grande aqueça o azeite e doure a cebola. Adicione um pouco de sal e pimenta-do-reino, acrescente o alho-poró, a cenoura e a abóbora. Deixe dar uma douradinha e em seguida adicione o feijão. Coloque água o suficiente perto de cobrir. Quando levantar fervura verifique o tempero, tampe a panela e deixe cozinhar por mais alguns minutos até que a abóbora fique macia. Tampe a panela e deixe descansar por um minuto antes de servir. Distribua o feijão em um refratário e salpique a cebolinha por cima. Sirva em seguida.

Grau de dificuldade: Fácil

Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo: 55 minutos

Fonte: Água Doce Sabores do Brasil 

 

SALADA DE LENTILHA

Tigela com comida  Descrição gerada automaticamente

Ingredientes:

2 xícaras de lentilha
1 cebola roxa cortada em cubos
2 tomates cortados em cubos
1 abacate cortado em cubos
1 manga cortada em cubos
200g de queijo minas cortado em cubos
2 limões para suco
50ml de azeite
Sal a gosto
Hortelã a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe a lentilha em uma panela de pressão com água e sal. Reserve. Junte em um liquidificador o azeite, o suco de limão, a hortelã e o sal. Bata para fazer um molho. Misture todos os ingredientes, regue com o molho e sirva.


Grau de dificuldade: Fácil

Rendimento: 2 a 3 porções

Tempo de preparo: 25 minutos


Fonte: Divino Fogão

 

Da redação

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!