00:00
21° | Nublado

Paixão pela pizza
Pizzaiola premiada internacionalmente, Grace Fraschini conquista paladar dos manezinhos com receitas saborosas

Grace aprendeu a cozinhar e tomar gosto pela culinária ainda jovem, quando trabalhou com uma chefe de cozinha em Milão (Foto: Imagem da Ilha)

Publicado em 14/09/2017

Fernanda Amaral

Após morarem em diversos países como Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, e Inglaterra, Maria Grazia Fraschini - mais conhecida como Grace Fraschini - seu marido, Franco Pati, e os dois filhos desembarcaram no Brasil por indicação de um amigo que morava em Florianópolis. Nos primeiros meses na cidade, Grace resolveu colocar a mão na massa e mostrar aos florianopolitanos como é a verdadeira pizza italiana. Há oito anos na Ilha da Magia, a italiana da cidade de Milão criou raízes por aqui e já deixou sua marca.

A intenção inicial de Grace era abrir uma cafeteria e complementar o cardápio com pizzas originais de sua terra natal, a Itália. A cafeteria acabou não prosperando, mas em pouco tempo sua pizza ganhou notoriedade por sua qualidade e diferença em relação às outras conhecidas localmente. O negócio se transformou numa pizzaria, a Milano, que precisou ser transferida para um lugar maior após seis anos. Da esquina da Rua Bocaiúva com a Rafael Bandeira no Centro de Florianópolis, mudou-se para a Avenida Beira Mar, com saída também para a Bocaiúva.

Com 54 anos, Grace é autodidata em Gastronomia. Ela aprendeu a cozinhar e tomar gosto pela culinária ainda jovem, quando trabalhou com a chefe de cozinha de uma creperia na cidade em que morava, Milão. Sua profissão era maquiadora, mas foi trabalhar na área por pura paixão pela culinária, que sempre considerou algo criativo e divertido. Ainda na Itália, manteve por alguns anos uma cervejaria com produção artesanal junto de seu marido.

No local, teve contato com a fermentação. O método lhe chamou a atenção e ela começou a fazer pesquisas sobre o assunto. A fim apenas de aumentar seu conhecimento, estudou não só cerveja, como vinho e pizza. A massa aprendeu a preparar com um amigo que era conhecido pelas acrobacias com pizza que fazia. Com ele, descobriu o quanto uma massa de pizza pode ser diferente quando se utiliza fermento natural e farinhas especiais. Isso deixa nas pessoas a sensação de terem comido algo leve e saudável.

A Itália na Ilha da Magia

Seu conhecimento na Itália foi trazido para a cidade: seleciona bem seus ingredientes. Alguns ela compra em Florianópolis, outros ela busca em seu país, como o fermento e o queijo. Grace quer disponibilizar aos florianopolitanos os sabores típicos da gastronomia italiana que vão além da pizza, como espaguete à carbonara, ao vôngole e a já famosa berinjela à parmegiana. Elar quer fazer com que as pessoas comam com prazer, saboreiem e vivenciem a tradição da Itália.  

Com um ambiente aconchegante, a Pizzeria Milano já é ponto de encontro estabelecido na região nobre de Florianópolis

Em 2013, Grace resolveu se arriscar. Inscreveu-se e venceu por quatro anos o Campionato Mondiale della Pizza nos anos de 2013 (Tartufina), 2014 (Brazuca), 2015 (Zuccata) e 2016 (Green Pizza). O evento conta com a chancela da Comune de Parma, na Itália, e reúne a nata dos pizzaiolos mundiais.

Grace não se preocupa apenas com seus produtos. A pizzaiola também treina minuciosamente seus funcionários, exigindo excelência e paixão ao trabalhar. Ela acredita que, para saborear uma boa pizza e vivenciar a tradição de sua terra natal, precisa dar atenção aos clientes. É notável a atenção que todos recebem. Com simpatia, esclarecimento sobre os produtos, carinho e boa conversa, seus clientes tornam-se amigos. A cada dia que passa Grace Fraschini torna Florianópolis uma referência em qualidade gastronômica.

Inovação

Em 2015, com a crise econômica brasileira, Grace inovou: desenvolveu pizzas sem glúten e sem lactose, chamando a atenção de um grande público que possui limitações alimentares e são ávidos por uma boa pizza. Ela também disponibilizou a chamada “pizza em metro”, para quem vinha em grupo e queria ter mais opções de sabores. Em plena crise, a casa lotou. Neste mês, no bairro Jardins, em São Paulo, será inaugurada a primeira franquia da Pizzeria Milano.

Boa ação

Ainda neste ano, em conjunto com o Instituto Padre Vilson, que ajuda pessoas carentes, imigrantes, e especialmente em situação de rua, Grace dará cursos de produção de pizza. Uma ação social que permitirá aumentar a renda e a oportunidade de trabalho delas.

SERVIÇO

Pizzeria Milano Ristorante

Rua Bocaiúva, 2330 ou Av. Jorn. Rubens de Arruda Ramos (Av. Beira Mar Norte), 2526 – Centro

Fone: 3024-0034 (Delivery das 19h às 23:30h)