00:00
21° | Nublado

Os franceses do Vale do Loire
Vinhos da região são perfeitos para esta época do ano, em que o calor ainda predomina e os pratos de peixes e frutos do mar ainda estão em evidência


Publicado em 11/03/2013

O Vale do Loire é uma das regiões mais belas da França, local em que estão os mais incríveis Châteaux e também por onde o Rio Loire corta as colinas e deságua em Nantes, no Oceano Atlântico. É este rio que ajuda a criar as condições ideais para uma enorme quantidade de vinhos fantásticos, mas infelizmente pouco conhecidos. A região é enorme e possui diversas divisões, ou apelações, mas os vinhos ali são produzidos com muito carinho e respeito às tradições e à natureza. E além de tudo são vinhos perfeitos para esta época do ano, em que o calor ainda predomina e os pratos de peixes e frutos do mar ainda estão em evidência.

Com exceção da Região de Touraine, que vai do centro do Loire em direção ao interior, o Vale é lar das uvas brancas, principalmente Melon de Bourgogne, Chenin Blanc e Sauvignon Blanc. Em Touraine, as regiões de Chinon e Bourgueil são lar de vinhos tintos e rosés produzidos com a Cabernet Franc (que junto à Sauvignon Blanc deu origem à Cabernet Sauvignon) e também Pinot Noir. Os Cabernet Franc ali produzidos são joviais, frutados e levam o típico aroma vegetal da casta, mas podem ser produzidos com a qualidade que lhe confere corpo e estrutura para envelhecer bem por uns anos.

Mas, como disse, os destaques ficam com as brancas. Na região central a Chenin Blanc produz vinhos incríveis, principalmente em Vouvray, Savennières e Anjou-Saumur. Nestes locais são produzidos Crémants (espumantes pelo método Champenoise), vinhos secos e um delicioso vinho de sobremesa feito com uvas atacadas pela botrytis na apelação Coteaux du Layon. Para você que acha que a Chenin Blanc resulta em vinhos simples e retos, vale a pena provar.

No litoral, na região de Pays Nantes, está a uva mais produzida no Loire: a Melon de Bourgogne, matéria-prima do vinho conhecido como Muscadet, de acidez vibrante, que combina perfeitamente com ostras in natura. E na parte mais continental, onde o solo é muito parecido com Chablis, ou seja, muito calcário, estão as grandes estrelas internacionais do Loire: Sancerre e Pouilly-Fumé, a quintessência da Sauvignon Blanc. Com um clima continental e solo que mistura calcário e sílex, a Sauvignon é produzida resultando em vinhos encorpados e minerais, com aromas que lembram pólvora e fumaça, além das notas frutadas e levemente vegetais. São brancos incríveis, que, com certeza, irão mudar a cabeça de quem ainda torce o nariz para tudo que não for vinho tinto.

O Loire oferece muitas belezas naturais, e uma delas é seu vinho, de tintos frutados a brancos intensos e encorpados existe muita coisa boa sendo produzida por lá. Eu recomendo a harmonização de um bom Muscadet com as nossas ostras e também provar esses brancos intensos, principalmente para quem tem um certo preconceito com esse estilo de vinho. Você irá se surpreender.

Deixo aqui alguns excelentes produtores que podem ser encontrados no Brasil: Didier Dagueneau, Domaine Huet e Pascal Jolivet.


Sobre o autor

Eduardo Machado Araujo

Certified Sommelier - Court of Master Sommeliers


Ver outros artigos escritos?