00:00
21° | Nublado

Obra pintada com vinho é leiloada para ajudar a APAE
Lances podem ser dados por site até o dia 28 de novembro. Maior valor será destinado à entidade de Bento Gonçalves

Postal aceitou o convite da ABE para viver esta experiência de representar com vinho sobre tela as marcas que a Avaliação Nacional de Vinhos deixou ao longo dessa trajetória de 30 anos (Fotos: Divulgação/ABE) **Clique para ampliar

Publicado em 17/11/2022

A campanha deste ano da Avaliação Nacional de Vinhos uniu duas paixões: a arte de elaborar vinhos e a arte em pintura. O resultado são vinhos cada vez melhores com reconhecimento internacional e uma obra inédita assinada pelo artista plástico Ivalino José Postal. Para brindar os 30 anos da maior degustação de vinhos de uma safra do mundo, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) resolveu leiloar a obra original. O quadro, de 65cm x 87cm, com moldura, pode ser arrematado até às 18h do dia 28 de novembro, através do site https://www.lunellileiloes.com.br/leilao-virtual/xa-001-pintura-sobre-tela. O maior lance será destinado à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Bento Gonçalves (RS).

Pintada à base de vinho, a obra que integrou a campanha publicitária da 30ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2022, criada pela Agência Gringa, tem lance inicial de R$ 6 mil. A pintura é uma obra de artífice, de um verdadeiro artista, mostrando as marcas que o evento deixou no mundo do vinho ao longo do tempo. A partir de uma tela em branco colocada sobre a mesa pelo artista, Postal busca inspiração em um gole de vinho, servido em uma taça da Avaliação Nacional de Vinhos.

Experiência única: Jazz Day no jardim da vinícola

O vídeo da campanha mostra esta mesma taça marcando a tela do pintor com sua base suja de vinho. Surgem os primeiros traços de quem encontrou no próprio líquido as memórias geradas nesses 30 anos. Mergulhado na taça, o pincel desliza sobre a tela dando forma a elementos como vinhedo, homem com um cacho de uva na mão, garrafa de vinho, uma pessoa sentindo os aromas da bebida, um brinde e a marca dos 30 anos. Mais um gole e o artífice coloca a taça de lado, observa e analisa o que fez. A obra está pronta.

Uma trilha artística abraça cada desdobramento de forma intensa, ajudando a relacionar a elaboração de vinhos com o processo criativo. O roteiro expressa o cuidado, os detalhes, o conhecimento e, acima de tudo, a paixão com que estes artistas – enólogos e pintores – geram suas obras de arte, e a partir delas deixam suas marcas na vida das pessoas.

Resultado do leilão

A divulgação do resultado do leilão será no dia 29 de novembro, às 18h, na sede da APAE Bento Gonçalves, quando a ABE reunirá os envolvidos em um coquetel e fará a entrega do valor correspondente ao maior lance. Emocionado, o presidente da ABE, enólogo André Gasperin, lançou o leilão durante a 30ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2022, realizada no dia 5 de novembro, sob olhares de um público de mais de 700 pessoas no presencial, além de mais de milhares que acompanhavam via transmissão simultânea pelo Youtube.

O vinho e o artista

Ivalino José Postal, conhecido por todos apenas como Postal, aceitou o convite da ABE para viver esta experiência de representar com vinho sobre tela as marcas que a Avaliação Nacional de Vinhos deixou ao longo dessa trajetória de 30 anos. Natural de Bento Gonçalves (RS), da Linha Paulina, em Faria Lemos, começou a se interessar pela arte aos cinco anos de idade, inspirado por livros de histórias clássicas. A ilustração era o que mais lhe chamava a atenção.

Filho de agricultor agregado e de uma mãe que desenhava em ‘pontinhos’ modelos de roupas, usava seu talento para fazer seus próprios brinquedos, seja de madeira, seja de ferro, e com tinta. As bonecas da irmã eram feitas por ele, de papel. A falta de acesso nunca foi empecilho para dar cor e forma à sua imaginação. A pintura sempre prevaleceu o desenho. Com 11 anos de idade, ele saiu do interior e foi morar na cidade. Mesmo trabalhando em outras áreas – foi até vendedor de automóveis -, nunca deixou o amor pela arte de lado. E no ano de 2000, quando montou seu atelier no Vale dos Vinhedos, onde permaneceu por 12 anos, passou a viver totalmente da arte.

Espumante da Família Salton é destaque da Avaliação Nacional de Vinhos

Postal sempre utilizou diversos elementos para suas criações. Suas esculturas são feitas em basalto, madeira, ferro e terracota, mas também faz pinturas com técnicas em aquarela, acrílico sobre tela, entalhe sobre MDF com envelhecimento com lápis de cera, ceras quentes e anelinas. Vinho sobre tela já havia feito parte de seus trabalhos ainda com 15 anos de idade, quando estudava num seminário. Sim, ele já pensou em ser padre. Suas obras – telas, murais, esculturas - estão espalhadas pelo Brasil, além de países como Itália, Alemanha, Inglaterra e França, por onde também fez exposições.

Hoje Postal trabalha no próprio apartamento e num atelier montado na Linha Alcântara, interior de Bento. 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI